Educação Física escolar e inclusão: um estudo de caso no Brasil sob a óptica do modelo bioecológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67312

Resumo

A inclusão escolar de alunos com deficiência abarca múltiplas variáveis, personagens e contextos. Esse estudo analisou a inclusão em aulas de Educação Física de uma escola regular do Mato Grosso do Sul, Brasil, a partir do modelo bioecológico. Desenvolveu-se um estudo de caso por observação de 15 aulas de Educação Física de uma turma do 3° ano do ensino fundamental, que possuía uma aluna com deficiência. Para coleta de dados, utilizou-se o “Instrumento de avaliação da interação entre alunos com e sem deficiência na educação física escolar”, com dados apreciados por categorização. O sistema escolar tem se adaptado para atuar conjuntamente ao familiar e cultural, de forma consonante às promulgações políticas. Houve aspectos favoráveis ao processo inclusivo - interações positivas e participação ativa dos alunos -, entremeados por dificultadores - fragilidades na acessibilidade arquitetônica. A inclusão na Educação Física Escolar pode ser facilitada pela compreensão da complexidade dos aspectos abarcados.

Biografia do Autor

Mariselma Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Camila Lopes de Carvalho, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

Doutora em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Paulo Ferreira de Araújo, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

Professor Titular da  Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professora Doutora do Curso de Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Campo Grande, MS, Brasil.

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

SANTOS, Mariselma Oliveira dos; CARVALHO, Camila Lopes de; ARAÚJO, Paulo Ferreira de; SALERNO, Marina Brasiliano. Educação Física escolar e inclusão: um estudo de caso no Brasil sob a óptica do modelo bioecológico. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5007/2175-80402.2020e67312. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-80402.2020e67312. Acesso em: 6 dez. 2024.

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