Construindo um contexto inclusivo na Educação Física: possibilidades por Célestin Freinet

Camila Lopes de Carvalho, Paulo Ferreira de Araújo

Resumo


A educação física escolar deve permitir a participação de todos em suas aulas, contudo dificuldades são enfrentadas pelos professores para construírem aulas adequadas às necessidades dos alunos com deficiência. Assim, esse estudo tem o objetivo de elaborar uma proposta que facilite a inclusão de alunos com deficiência na educação física escolar por meio da pedagogia de Freinet. Para isso, foi elaborada pesquisa documental com as obras de Célestin Freinet disponíveis na base de dados da Faculdade de Educação Física e de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com análise dos documentos e construção de uma proposta de utilização das ideias de Freinet na educação física escolar. Com esse estudo, foi verificado que os ideais de Freinet permitem uma construção teórica sobre ideais inclusivos e aproximação prática com as diversidades, favorecendo uma aula alicerçada por conhecimento e respeito às diferenças.


Palavras-chave


Educação Física; Educação Especial; Freinet

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p191



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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