A percepção dos discentes de Educação Física sobre a inclusão escolar: reconstruções por intervenção na formação inicial

Autores

  • Camila Lopes de Carvalho Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.
  • Marina Brasiliano Salerno Professora do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Mariana Piculli Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/ UNICAMP)./2309149264916305
  • Paulo Ferreira de Araújo Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/ UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p153

Resumo

A capacitação dos professores é ponto primordial para a construção da educação inclusiva. Assim, esse estudo analisou as possibilidades de reconstrução da percepção de alunos do curso de educação física sobre essa temática, impulsionada por estratégias de intervenções didáticas na disciplina de Educação Física Escolar Especial, de um curso de graduação. Foi realizada intervenção didática baseada na união entre teoria, vivências práticas e reflexões, com uma turma de graduandos de uma faculdade de educação física, aplicando um questionário ao início e ao final do semestre de intervenção para analisar possíveis alterações na percepção desses estudantes sobre esse tema. Houve aumento de entendimentos completos a respeito do tema e diminuição dos equivocados e incompletos. Com o alcance da reconstrução da percepção dos alunos em direção à ampliação na construção de conhecimento sobre o tema, propostas de estratégias de intervenções puderam ser elencadas.

Biografia do Autor

Camila Lopes de Carvalho, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

Doutoranda em Atividade Motora Adaptada pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).

Americana, SP, Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4966870123473648

Endereço: Rua João Scarazato, 85, São Luis, Americana, São Paulo, Brasil.

Telefone: 55 19 9 9188 9428

 

Marina Brasiliano Salerno, Professora do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Atividade Física Adaptada, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/ UNICAMP).
Professora do Curso de Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Campo Grande, MS, Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2065386708572270

Mariana Piculli, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/ UNICAMP)./2309149264916305

Mestra em Atividade Física Adaptada, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/ UNICAMP).
Campinas, SP, Brasil.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2309149264916305

Paulo Ferreira de Araújo, Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/ UNICAMP).

Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/ UNICAMP).
Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7038446127268282

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

CARVALHO, Camila Lopes de; SALERNO, Marina Brasiliano; PICULLI, Mariana; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. A percepção dos discentes de Educação Física sobre a inclusão escolar: reconstruções por intervenção na formação inicial. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 50, p. 153–169, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n50p153. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p153. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

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