A percepção dos discentes de Educação Física sobre a inclusão escolar: reconstruções por intervenção na formação inicial

Camila Lopes de Carvalho, Marina Brasiliano Salerno, Mariana Piculli, Paulo Ferreira de Araújo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p153

A capacitação dos professores é ponto primordial para a construção da educação inclusiva. Assim, esse estudo analisou as possibilidades de reconstrução da percepção de alunos do curso de educação física sobre essa temática, impulsionada por estratégias de intervenções didáticas na disciplina de Educação Física Escolar Especial, de um curso de graduação. Foi realizada intervenção didática baseada na união entre teoria, vivências práticas e reflexões, com uma turma de graduandos de uma faculdade de educação física, aplicando um questionário ao início e ao final do semestre de intervenção para analisar possíveis alterações na percepção desses estudantes sobre esse tema. Houve aumento de entendimentos completos a respeito do tema e diminuição dos equivocados e incompletos. Com o alcance da reconstrução da percepção dos alunos em direção à ampliação na construção de conhecimento sobre o tema, propostas de estratégias de intervenções puderam ser elencadas.


Palavras-chave


Educação Física e Treinamento; Inclusão Educacional; Formação de Conceito

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p153



Motriviv. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

 



 

 

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