A supervisão das práticas dos estudantes pelos professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67584

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar a supervisão das práticas dos estudantes pelos professores nas aulas de Educação Física. Quatro professores participaram deste estudo qualitativo, do tipo pesquisa-intervenção. O método da autoconfrontação simples e cruzada, oriundo da Clínica da Atividade foi utilizado para analisar a supervisão das práticas. Os professores assistiram os vídeos de suas aulas e dialogaram sobre as diferentes maneiras de agir durante a atividade de supervisão. Seis episódios de ensino foram descritos e analisados. Identificou-se diferentes tipos de supervisão das práticas dos alunos: observação silenciosa; intervenções por flash, por parada e por rastreamento. A análise promoveu a tomada de consciência das práticas de supervisão, bem como a visualização de outras maneiras de supervisionar o trabalho dos alunos, o que pode contribuir com a expansão do poder de agir dos docentes em situações de ensino futuras.

Biografia do Autor

Marcos Godoi, Escola Municipal Madre Marta Cerutti e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Licenciado em educação física (1999) e mestre em Estudos da linguagem (2006) pela UFMT, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Montreal. Professor da Rede Pública Municipal de Cuiabá-MT e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Cecilia Borges, Universidade de Montreal

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela PUC Rio de Janeiro. É professora titular da Universidade de Montreal e pesquisadora regular do Centre de recherche sur la formation et la profession enseignante (CRIFPE).

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

GODOI, Marcos; BORGES, Cecilia. A supervisão das práticas dos estudantes pelos professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5007/2175-80402.2020e67584. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-80402.2020e67584. Acesso em: 23 nov. 2024.

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