EDUCAÇÃO FÍSICA E FAMÍLIA: construindo aproximações por meio da dança na escola

Andresa Silveira Soares, Maria do Carmo Saraiva, José Luis Cirqueira Falcão

Resumo


Esta pesquisa analisou relações entre educação física e família tendo como campo empírico vivências em dança-improvisação. As vivências foram realizadas com familiares de alunos e alunas de 1ª a 4ª séries, semanalmente, durante quatro meses. A análise dos dados apontou a importância da família como base para o desenvolvimento humano e que tanto a educação física como a dança recebem suas influências. A metodologia da dança-improvisação e o trabalho com a cultura de movimento foram apontados como possíveis eixos de ligação entre a família, a dança e a educação física. Destacou-se a necessidade de aproximações recíprocas entre família, educação física e escola.


Palavras-chave


Educação Física; Família; Dança; Escola

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p91



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA