EDUCAÇÃO FÍSICA E FAMÍLIA: construindo aproximações por meio da dança na escola

Autores

  • Andresa Silveira Soares UFSC
  • Maria do Carmo Saraiva UFSC
  • José Luis Cirqueira Falcão UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p91

Resumo

Esta pesquisa analisou relações entre educação física e família tendo como campo empírico vivências em dança-improvisação. As vivências foram realizadas com familiares de alunos e alunas de 1ª a 4ª séries, semanalmente, durante quatro meses. A análise dos dados apontou a importância da família como base para o desenvolvimento humano e que tanto a educação física como a dança recebem suas influências. A metodologia da dança-improvisação e o trabalho com a cultura de movimento foram apontados como possíveis eixos de ligação entre a família, a dança e a educação física. Destacou-se a necessidade de aproximações recíprocas entre família, educação física e escola.

Biografia do Autor

Andresa Silveira Soares, UFSC

Licenciada em Educação Física, Especialista em Interdisciplinaridade na Educação Básica, Mestre em Teoria e Prática Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora efetiva da rede estadual de Santa Catarina.

Maria do Carmo Saraiva, UFSC

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Física do CDS/UFSC.

José Luis Cirqueira Falcão, UFSC

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física do CDS/UFSC.

Downloads

Publicado

2009-12-11

Como Citar

Soares, A. S., Saraiva, M. do C., & Falcão, J. L. C. (2009). EDUCAÇÃO FÍSICA E FAMÍLIA: construindo aproximações por meio da dança na escola. Motrivivência, (30), 91–110. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p91