O ensino da ginástica rítmica: em busca de novas estratégias pedagógicas

Fernanda Raffi Menegaldo, Marco Antonio Coelho Bortoleto

Resumo


Este relato debate a experiência de uma ex-atleta, agora atuando como professora, no ensino da Ginástica Rítmica para crianças de cinco e seis anos de idade em um clube socioesportivo de Campinas-SP, cujo processo foi mediado por princípios pedagógicos utilizados comumente para a elaboração de composições coreográficas em grupos de Ginástica para Todos. A estratégia pedagógica relatada foi motivada, principalmente, devido ao desinteresse e à dispersão das alunas durante as aulas e pela consequente necessidade de mudanças. Dentre os resultados, destaca-se um aumento na participação e no envolvimento das ginastas, uma melhora no relacionamento entre elas e a professora e, ainda, um maior desenvolvimento quanto à autonomia e à capacidade de trabalho coletivo.


Palavras-chave


Esportes; Ginástica; Ensino

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p305



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA