O ensino da ginástica rítmica: em busca de novas estratégias pedagógicas

Autores

  • Fernanda Raffi Menegaldo Universidade Estadual de Campinas
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p305

Resumo

Este relato debate a experiência de uma ex-atleta, agora atuando como professora, no ensino da Ginástica Rítmica para crianças de cinco e seis anos de idade em um clube socioesportivo de Campinas-SP, cujo processo foi mediado por princípios pedagógicos utilizados comumente para a elaboração de composições coreográficas em grupos de Ginástica para Todos. A estratégia pedagógica relatada foi motivada, principalmente, devido ao desinteresse e à dispersão das alunas durante as aulas e pela consequente necessidade de mudanças. Dentre os resultados, destaca-se um aumento na participação e no envolvimento das ginastas, uma melhora no relacionamento entre elas e a professora e, ainda, um maior desenvolvimento quanto à autonomia e à capacidade de trabalho coletivo.

Biografia do Autor

Fernanda Raffi Menegaldo, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda (FEF/UNICAMP).
Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas.
Campinas, São Paulo, Brasil.
Email: fernandamenegaldo@hotmail.com.
Endereço: Rua Francisco Pereira Coutinho, 151, apto 21B. CEP 13087-120, Campinas, SP.
Telefone: (19) 998088500

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente (FEF/UNICAMP).
Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas.
Campinas, São Paulo, Brasil.
Email: bortoleto@fef.unicamp.br.

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O ensino da ginástica rítmica: em busca de novas estratégias pedagógicas. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 305–318, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n52p305. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p305. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)