Reforma do Ensino Médio e a Educação Física: um abismo para o futuro

Autores

  • Robson dos Santos Bastos SEDUC/PA FEF/ICED/UFPA Faculdade de Educação Física da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) Membro da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física e Esporte e Lazer (LEPEL/UFPA) Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA)
  • Osvaldo Galdino dos Santos Junior SEDUC/PA Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física e Esporte e Lazer (LEPEL/UFPA)
  • Marcelo Pereira de Almeida Ferreira Prof. Assistente II - UFPA/Castanhal Líder da LEPEL/UFPA Membro pesquisador do MTE/FACED/UFBA Doutorando em Educação - PPGE/FACED/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p38

Resumo

Desenvolve análises sobre a reforma do ensino médio proposto pela Medida Provisória n. 746, hoje Lei 13.415/17, e suas implicações no futuro da Educação Física. Parte da seguinte pergunta científica: Quais as perspectivas para o futuro da Educação Física diante da reforma do ensino médio proposta pela nova política educacional? Como estratégia metodológica desenvolveu-se um estudo documental, tendo como fonte de análise os textos da Medida Provisória e da Lei que a ratifica, além das notas publicadas por diferentes entidades ligadas à Educação e à Educação Física. O estudo indica que a reforma do ensino médio implicará significativamente na Educação Física em três campos: no seu ensino na educação básica, na formação do professor e no trabalho docente.

Biografia do Autor

Robson dos Santos Bastos, SEDUC/PA FEF/ICED/UFPA Faculdade de Educação Física da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) Membro da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física e Esporte e Lazer (LEPEL/UFPA) Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA)

Formado em Educação Física pela Universidade do Estado do PA (UEPA), Mestre em Educação pela UEPA e doutorando em Educação pelo PPGED/ICED/UFPA; membro da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL/UFPA) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA)

Osvaldo Galdino dos Santos Junior, SEDUC/PA Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física e Esporte e Lazer (LEPEL/UFPA)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do PA e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (UEPA/Puc-RS)

Professor Classe II da SEDUC/PA

Membro da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física e Esporte e Lazer (LEPEL/UFPA)

Membro do Comitê Científico Formação Profissional e Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)

Marcelo Pereira de Almeida Ferreira, Prof. Assistente II - UFPA/Castanhal Líder da LEPEL/UFPA Membro pesquisador do MTE/FACED/UFBA Doutorando em Educação - PPGE/FACED/UFBA

Professsor Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação. Líder da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Fìsica e Esporte e Lazer (LEPEL/UFPA) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação (MTE/FACED/UFBA). Membro da Coordenação Geral da Associação de Educadores Marxistas (ABEM) - Gestão 2016-2018. Membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Movimentos Sociais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)

Downloads

Publicado

2017-09-28