O tornar-se professor de Educação Física na formação inicial: um olhar sob as narrativas de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p62

Resumo

Objetiva compreender as repercussões das experiências formadoras na trajetória curricular dos professores do curso de licenciatura do CEFD/UFES para o processo de tornar-se professor. Investe na perspectiva autobiográfica como metodologia e com narrativas orais em suas experiências de investigação-formação. Escolher os sujeitos e o lugar da pesquisa; elaborar a entrevista; entrevistar os sujeitos; analisar e tirar nota do material; garimpar os temas nas narrativas e elaborar uma síntese. A narrativa de formação do sujeito é o próprio percurso dessa pesquisa, que se caracteriza por um ser que se faz em movimento: o movimento de tornar-se professor. 

Biografia do Autor

Gabriella Da Silva Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010), Mestre em Educação física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017).

Zenolia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Pt (2009).

É professora Associada III, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo, 

Vitória/ES

Referências

ABRAHÃO, M. H. M. B. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 165-172, maio/ago. 2011.

CABRAL, M. Recensão A fidelidade à origem. O desenvolvimento de uma professora de Matemática. Quadrante, 13, 2, pp. 95-101. 2004.

CHENÉ. A. A narrativa de formação e a formação de professores. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Departamento de Recursos Humanos/ Ministério da Saúde, 1988. p. 87-97.

COUCEIRO, Maria do Loreto Paiva. Processo de autoformação: uma produção singular de si-próprio. Monte de Caparica: Universidade Nova de Lisboa, 1992.

CUNHA, M. I.; CHAIGAR, V. A. M. A dimensão da escrita e da memória na formação reflexiva de professores: dois estudos em diálogo. In: FERREIRA, M. O. V.; FISCHER, B. T. D.; PERES, L. M. V. Memórias docentes: abordagens teórico-metodológicas e experiências de investigação. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Leber Livros, 2009. p. 119-140.

FONTANA, Roseli A. Cação. Como nos tornamos professoras?. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002 e 2004.

LOPES, Alice Ribeiro Casemiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, A. Prefácio. In.: JOSSO, M-Christine. Experiências de vida e formação. Prefácio de António Nóvoa, tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. Lisboa: Editora Educa-Formação/Universidade de Lisboa, 2002.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1992.

PASSEGGI, Maria Conceição. Formação e Pesquisa autobiográfica. In: Souza, Elizeu Clementino (org.) Autobriografias, histórias de vida e formação. Porto Alegre:: EDIPUCRS, 2006.

ROSA, J. Deontologia (2ª ed.). Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2001.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA : UNEB, 2006.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004, 344 f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

FIGUEIREDO, Z. C. Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. Revista Portuguesa de Educação, Lisboa, v. 23, n. 2, p. 153-171, 2010.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber, elementos para uma teoria. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

PEREIRA, Gabriella Da Silva; FIGUEIREDO, Zenolia Christina Campos. O tornar-se professor de Educação Física na formação inicial: um olhar sob as narrativas de formação. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 56, p. 62–75, 2018. DOI: 10.5007/2175-8042.2018v30n56p62. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n56p62. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais