Diretrizes curriculares nacionais e suas repercussões nos currículos de formação docente em Educação Física

Autores

  • Fabíola Borel Marques Prefeitura Municipal de Vila Velha. Espírito Santo.
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p30

Resumo

Busca investigar de quais modos as Diretrizes Curriculares Nacionais tem repercutido nos currículos de formação de professores de Educação Física para atuar na Educação Básica, bem como a (re)interpretação que o currículo faz dessas diretrizes. Problematiza a formação de professores no País e a formação em Educação Física, a partir da legislação específica que regulamenta os cursos. As análises documentais foram realizadas nos currículos de formação de três Instituições de Ensino Superior (IES) e identificou três formas substancialmente diferente de repercussão das orientações legais.

Biografia do Autor

Fabíola Borel Marques, Prefeitura Municipal de Vila Velha. Espírito Santo.

Mestre em Educação Física pelo PPGEF/CEFD/UFES. Professora efetiva da Rede Municipal de Vila Velha.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela UFMG. Professora Associada do CEFD/UFES. Membro pesquisadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

Marques, F. B., & Figueiredo, Z. C. C. (2014). Diretrizes curriculares nacionais e suas repercussões nos currículos de formação docente em Educação Física. Motrivivência, 26(43), 30–43. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p30