O amor italiano com o esporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e58038

Resumo

A presente resenha compreende uma análise sobre o livro Sport Italia – The Italian Love Affair With Sport, obra que tematiza a trajetória do esporte no contexto italiano, explorando principalmente sua relação com a formação cultural do país. O livro apresenta a relação singular que a Itália apresenta com modalidades esportivas como futebol, automobilismo e ciclismo. O autor aponta que existe uma forte imbricação do fenômeno esportivo com as esferas política e religiosa. Nesse sentido, aponta-se que o livro justifica sua relevância acadêmica por conciliar o estudo da cultura esportiva italiana com análises amparadas por uma considerável quantidade de fontes primárias.

Biografia do Autor

Narayana Astra van Amstel, UFPR

Mestre em Educação Física- UFPR

Universidade Federal do Paraná 

Curitiba, Paraná, Brasil 

narayana.astra@gmail.com

Leonardo do Couto Gomes, UFPR

Mestrando em Educação Física - UFPR

Universidade Federal do Paraná 

Curitiba, Paraná, Brasil 

Leo_gomes.97@hotmail.com

Carlos Alberto Bueno dos Reis Junior, UFPR

Mestre em Educação Física - UFPR

Universidade Federal do Paraná 

Curitiba, Paraná, Brasil 

Carlosbuenojunioreis@gmail.com

Ricardo João Sonoda Nunes, UFPR

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é Graduado e Mestre em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Diretor de Marketing da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE), Secretário Geral da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva (ALGEDE) e Coordenador Científico da área Gerencia del Deporte da Asociación Latinoamericana de Ciencias del Deporte, Educación Física y Danza (ALCIDED). É pesquisador no Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade da UFPR e no Grupo Processos Civilizadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ambos cadastrados no CNPq. É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), da North American Society for Sociology of Sport/NASSS, da International Sociology of Sport Association/ISSA, da International Martial Arts and Combat Sports Scientific Society/IMACSSS e da Associação Brasileira de Gestão do Esporte/ABRAGESP. Possui experiência nas áreas de Esporte e Lazer atuando principalmente nas temáticas Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Administração e Gestão Esportiva, Gestão de Projetos e Eventos, Captação de Recursos, Inovação e Lutas Aplicadas à Educação Física. Praticante de artes marciais/lutas é Faixa Preta 2º DAN em Taekwondo e 2º DAN em Hapkido

rj.sonoda.nunes@gmail.com

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná Universidade Federal do Paraná Curitiba, Paraná, Brasil moraes_marc@yahoo.com.br

Professor Departamento de Educação Física, UFPR e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física - UFPR

Referências

QUITZAU, Evelise Amgarten. A Ginástica alemã: aspectos da obra de Friedrich Ludwig Jahn. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, fev. 2016.

GUTERMAN, M. Médici e o futebol: a utilização do esporte mais popular do Brasil pelo governo mais brutal do regime militar. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 29, n. 01, 2004.

LESSA, Priscila Requião; MORAES E SILVA, Marcelo. O ciclismo de estrada e a construção de uma cultura nacionalista: um olhar sobre o Tour de France. Movimento, Porto Alegre, p. 407-418. 2017.

MEYER, A. Contemporary American sport, muscular Christianity, Lance Armstrong, and religious experience. University of Illinois: 2010.

SANTOS, J. O Monopólio nos Esportes: uma comparação da organização dos esportes comercializáveis nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil (1870-1920). Revista de História Econômica e História das Empresas, v. 15, n. 2, p. 47-80, 2012.

VIGARELLO, Georges. Le Tour de France. In: NORA, Pierre. (Ed.). Les Lieux de mémoire, Paris: Gallimard, 1997. v. 2, p. 885-925.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

van Amstel, N. A., Gomes, L. do C., Reis Junior, C. A. B. dos, Nunes, R. J. S., & Silva, M. M. e. (2020). O amor italiano com o esporte. Motrivivência, 32(61), 01–10. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e58038

Edição

Seção

Porta Aberta