O amor italiano com o esporte
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e58038Resumo
A presente resenha compreende uma análise sobre o livro Sport Italia – The Italian Love Affair With Sport, obra que tematiza a trajetória do esporte no contexto italiano, explorando principalmente sua relação com a formação cultural do país. O livro apresenta a relação singular que a Itália apresenta com modalidades esportivas como futebol, automobilismo e ciclismo. O autor aponta que existe uma forte imbricação do fenômeno esportivo com as esferas política e religiosa. Nesse sentido, aponta-se que o livro justifica sua relevância acadêmica por conciliar o estudo da cultura esportiva italiana com análises amparadas por uma considerável quantidade de fontes primárias.Referências
QUITZAU, Evelise Amgarten. A Ginástica alemã: aspectos da obra de Friedrich Ludwig Jahn. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, fev. 2016.
GUTERMAN, M. Médici e o futebol: a utilização do esporte mais popular do Brasil pelo governo mais brutal do regime militar. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 29, n. 01, 2004.
LESSA, Priscila Requião; MORAES E SILVA, Marcelo. O ciclismo de estrada e a construção de uma cultura nacionalista: um olhar sobre o Tour de France. Movimento, Porto Alegre, p. 407-418. 2017.
MEYER, A. Contemporary American sport, muscular Christianity, Lance Armstrong, and religious experience. University of Illinois: 2010.
SANTOS, J. O Monopólio nos Esportes: uma comparação da organização dos esportes comercializáveis nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil (1870-1920). Revista de História Econômica e História das Empresas, v. 15, n. 2, p. 47-80, 2012.
VIGARELLO, Georges. Le Tour de France. In: NORA, Pierre. (Ed.). Les Lieux de mémoire, Paris: Gallimard, 1997. v. 2, p. 885-925.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).