A ética protestante e a formação de um ethos esportivo

Autores

  • Narayana Astra van Amstel Universidade Federal do Paraná
  • Leonardo do Couto Gomes UFPR
  • Marcelo Moraes e Silva Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p225

Resumo

A presente resenha retrata a obra de Steven Overman, denominada “The Protestant Ethic and the Spirit of Sport: How Calvinism and Capitalism Shaped America’s Games”. Sob linhagem teórica weberiana e com influência direta de Allen Guttmann, o autor resgata as doutrinas puritanas do período reformista, como consequência e causa do espírito capitalista americano. Ao propor as sete virtudes calvinistas como características essenciais da ética protestante, Overman demonstra como as mesmas culminaram no establishment das instituições americanas, inclusive as relacionadas à esfera esportiva. Ao relacionar as virtudes e doutrinas oriundas da reforma no ethos americano, o autor identifica suas correspondências no espírito do esporte, demonstrando como competições escolares e universitárias, o olimpismo moderno e a profissionalização de clubes e atletas, comungam com o capitalismo e protestantismo nos EUA.

Biografia do Autor

Narayana Astra van Amstel, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação Física - UFPR

Leonardo do Couto Gomes, UFPR

Graduando em Educação Física - UFPR

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física- UFPR

Referências

OVERMAN, Steven. The Protestant Ethic and the Spirit of Sport: How Calvinism and Capitalism Shaped America’s Games. Macon, GA: Mercer University Press, 423p., 2011.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

van Amstel, N. A., Gomes, L. do C., & Moraes e Silva, M. (2018). A ética protestante e a formação de um ethos esportivo. Motrivivência, 30(56), 225–231. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p225

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>