Reflexões acerca da disponibilização de fontes históricas no CEMEDEF/UFPR

Kauê Fabiano da S. Queiroz, Paola Caroline Silva Azevedo, Tiago Dimitrow Zanlorenzi, André Mendes Capraro, Marcelo Moraes e Silva, Fernando Marinho Mezzadri, Letícia Godoy

Resumo


Apresenta-se no presente texto uma reflexão sobre a disponibilização de fontes históricas realizadas no Centro de Memória do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Norteada pelas seguintes questões: quando tornar acessível? Como tornar acessível? Para quem tornar acessível? O trabalho buscou refletir a respeito do papel desses centros na guarda da memória e na fomentação de pesquisas. A conclusão geral é que apesar de tais instituições serem fundamentais para o fomento à pesquisa nas áreas de Ciências Sociais o esforço realizado no presente caso foi “limitado” e “limitante”, porém feito sem ficção, alarde e com todos os cuidados que a vida cotidiana impõe a quem realiza pesquisa histórica em Educação Física no Brasil.

 

 


Palavras-chave


Centro de Memória; Educação Física; Fontes Históricas

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p250



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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