Reflexões acerca da disponibilização de fontes históricas no CEMEDEF/UFPR

Autores

  • Kauê Fabiano da S. Queiroz UFPR
  • Paola Caroline Silva Azevedo UFPR
  • Tiago Dimitrow Zanlorenzi UFPR
  • André Mendes Capraro UFPR
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR
  • Fernando Marinho Mezzadri UFPR
  • Letícia Godoy UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p250

Palavras-chave:

Centro de Memória, Educação Física, Fontes Históricas

Resumo

Apresenta-se no presente texto uma reflexão sobre a disponibilização de fontes históricas realizadas no Centro de Memória do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Norteada pelas seguintes questões: quando tornar acessível? Como tornar acessível? Para quem tornar acessível? O trabalho buscou refletir a respeito do papel desses centros na guarda da memória e na fomentação de pesquisas. A conclusão geral é que apesar de tais instituições serem fundamentais para o fomento à pesquisa nas áreas de Ciências Sociais o esforço realizado no presente caso foi “limitado” e “limitante”, porém feito sem ficção, alarde e com todos os cuidados que a vida cotidiana impõe a quem realiza pesquisa histórica em Educação Física no Brasil.

 

 

Biografia do Autor

Kauê Fabiano da S. Queiroz, UFPR

Graduado em Licenciatura em Educação Física UFPR

Paola Caroline Silva Azevedo, UFPR

Graduada em Licenciatura em Educação Física, UFPR

Tiago Dimitrow Zanlorenzi, UFPR

Graduado em Licenciatura em Educação Física, UFPR

André Mendes Capraro, UFPR

Doutor em História UFPR, Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFPR

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Doutor em Educação, UNICAMP, Pós-Doutorando em Educação Física, UFPR

Fernando Marinho Mezzadri, UFPR

Doutor em Educação Física UNICAMP, Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFPR

Letícia Godoy, UFPR

Doutora em Educação Física UFPR, Professora do Curso de Educação Física - UFPR

 

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Publicado

2014-06-16