Adesão e permanência de mulheres no boxe em Curitiba-PR

Autores

  • Bruna Bárbara Proença Oliveira Silva Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Renato Cavichiolli Universidade Federal do Paraná
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p124

Resumo

O estudo procurou compreender quais motivações levam as mulheres a entrarem e permanecerem no boxe feminino em quatro academias de Curitiba/PR, uma vez que observa-se grande busca do sexo feminino por essa modalidade nessa realidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 08 mulheres praticantes da modalidade há pelo menos seis meses, as quais foram analisadas de acordo com os seguintes eixos temáticos: saúde/estética, escolha do esporte, incentivo e socialização, esporte para homens. Constatou-se que os principais motivos para a adesão são a localização, sociabilidade e ambiente, e para a permanência, o alto gasto calórico (finalidades estéticas) e o dinamismo do esporte. Além de fatores que convergem para a adesão e aderência, como o ambiente e a diminuição e controle do estresse. Desta maneira, as mulheres procuram essa prática por anseios que vão muito além do boxe tradicional, e esse movimento de inserção tende a elevar-se cada vez mais.

Biografia do Autor

Bruna Bárbara Proença Oliveira Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em andamento - UFPR;

Aluna do Programa de Pós Graduação em Educação Física, Departamento de Educação Física - UFPR;

Curitiba-PR, Brasil;

Autor principal: bru_bp@hotmail.com; Rua Francisco Raitani, 7081, ap 102, bloco 04; cel 41 9655-6950; http://lattes.cnpq.br/4548932299787931

Autor secundário: cavicca@hotmail.com; http://lattes.cnpq.br/8295399119569730

Área de estudo Sociologia do Esporte e Lazer;
Área de estudo Mulheres nos Esportes de Combate.

Fernando Renato Cavichiolli, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996); Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (UC) - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (2011) . Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Paraná, trabalhando nos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física (disciplina de Esportes II - basquetebol) e no programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física (disciplinas: 1.Bases Sociológicas para o esporte e lazer; e, 2. Esporte e Lazer na Abordagem Figuracional). Tem experiência na área de Sociologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte; formação de atletas no futebol e no basquetebol; lazer e juventude.

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997), graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca' Foscari di Venezia (2012-2013). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Paraná, atuando nos programas de Pós Graduação (mestrado/doutorado) em História (colaborador) e Educação Física (efetivo). Também é parecerista de revistas científicas nas áreas de Educação Física, História e Ciências Humanas; integrante sênior do Projeto Inteligência Esportiva (parceria entre Ministério do Esporte e UFPR); e avaliador institucional e de cursos de graduação (INEP). Tem experiência na área de Educação Física e História, com ênfase na confluência entre Ciências Humanas e Esporte. Pesquisa atualmente os seguintes temas: história do futebol, literatura esportiva, o conceito de esporte, memória esportiva, história das artes marciais e esportes de combate e a relação estética/esporte.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Silva, B. B. P. O., Cavichiolli, F. R., & Capraro, A. M. (2015). Adesão e permanência de mulheres no boxe em Curitiba-PR. Motrivivência, 27(45), 124–137. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p124

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>