A construção da memória em vida: a participação do professor Germano Bayer na história da educação física paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p376Resumo
A fim de compreender se a importância da construção da memória para o campo da História da Educação Física e identificar as dificuldades do pesquisador em determinar o que de fato tem valor histórico, foram analisadas fontes que remetem à Germano Bayer - professor e pesquisador, que teve considerável influência na Educação Física paranaense. A partir do levantamento de documentos e de entrevistas realizadas com três profissionais que, em algum momento, relacionaram-se com o acervo documental criado por Bayer. Ele fez questão de registrar de diversas formas momentos impactantes da sua carreira profissional, com o objetivo de registrar a sua atuação como educador físico, deixando de legado o seu acervo às gerações futuras de profissionais de Educação Física. A relação da construção de sua memória individual com as diversas pessoas que participaram dos fatos tornou, assim, sua memória, uma memória histórica, uma memória da Educação Física.
Referências
ALBERTI, V.. Literatura e autobiografia: a questão do sujeito na narrativa. Revista Estudos Históricos, Brasil, 4, jul. 1991
ALBERTI, V. Indivíduo e biografia na história oral. Rio de Janeiro: CPDOC, 2000.
ARNS. F. Arquivo Público absorve acervo do professor Germano Bayer. Agência de Notícias do Paraná, 09 Nov. 2012. Entrevista concedida a Fernando Lopes.
AYRES, G. M. Entrevista concedida em 06/11/2013 aos autores
BAYER, G. Entrevista concedida em 2006 à TV Paulo Freire.
CZAP, A. L. Entrevista concedida em 06/11/2013 aos autores.
FREITAS, S. M. de. História oral - Possibilidades e procedimentos. São Paulo: Humanitas, 2002.
GINZBURG, C. Mitos emblemas sinais – morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
HALBWACHS, M., A Memória Coletiva. 1ª Edição. Local: Centauro, 2006.
LEAL, L. A. M. Memória, rememoração e lembrança em Maurice Halbwachs. Revista Linguasagem, edição 18, 2012.
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Editora Contexto, 2007.
MORO, V. L. Entrevista concedida em 18/11/2013 aos autores..
MORO, V; GODOY, L. Centros de Memória em Educação Física, Esporte e Lazer: algumas contribuições para o debate. Jundiaí: Ed. Fontoura, 2006.
MOURA, I. P. Entrevista concedida em 2006 á TV Paulo Freire.
POLLAK, M. Memória e Identidade Social. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, vol. 5, n. 10, 1992.
SOUZA, E. C. A; CAPRARO, A. M. Preservando a memória, fazendo história relato da fundação e das experiências desenvolvidas no centro de memória do departamento de educação física da UFPR (CEMEDEF). Curitiba, Revista de História do Esporte Artigo, vol. 3, n.1, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).