Reflexões sobre a produção de pesquisas pautadas na história oral em periódicos de estratos superiores na área da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59884

Resumo

Ao discutirmos os artigos baseados nessa metodologia e publicados em revistas científicas próprias da Educação Física, observamos que as formas empregadas para se analisar as fontes orais se constituíam de maneira diferenciada em relação ao que nos acostumamos a encontrar em textos de outras áreas, principalmente no que tange o tratamento conceitual de memória e identidade. A fim de entender essas diferenças para além de uma breve constatação inicial, estabelecemos a seguinte pergunta norteadora: de que forma a metodologia de História Oral vem sendo utilizada nos artigos científicos publicados em revistas da área 21 (Educação Física) no Brasil? Concluímos que o modo de fazer pesquisas em História Oral na Educação Física guarda suas particularidades e essas devem impactar na nossa própria produção.

 

Biografia do Autor

Maria Thereza Oliveira Souza, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação Física, pela Universidade Federal do Paraná;

Doutoranda em Educação Física, pela Universidade Federal do Paraná.

Pauline Iglesias Vargas, Universidade Positivo Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação Física, pela Universidade Federal do Paraná.

Professora do curso de Educação Física na Universidade Positivo.

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná

Mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná;

Professor de História da Educação Física, curso de Educação Física, na Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Oliveira Souza, M. T., Vargas, P. I., & Capraro, A. M. (2019). Reflexões sobre a produção de pesquisas pautadas na história oral em periódicos de estratos superiores na área da Educação Física. Motrivivência, 31(60), 01–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59884

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