O futebol na colônia Santa Felicidade: memórias de uma identidade imigrante italiana

Luiz Canedo Junior, André Mendes Capraro, Maria Thereza Souza

Resumo


Fundada no final do século XIX uma antiga colônia de imigrantes italianos, tornou-se um dos bairros mais tradicionais de Curitiba-PR. Muito famosa pelos seus restaurantes de comida típica e vinícolas, Santa Felicidade é a sede de dois clubes tradicionais de futebol, a Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu e o Trieste Futebol Clube. O presente artigo objetiva entender como o futebol participou(a) da (re)construção da identidade “italiana” dentro da colônia/bairro Santa Felicidade. Por meio dos procedimentos teóricos e metodológicos da História Oral foi possível perceber que os fragmentos memoriais analisados se tratam de fenômenos sociais em construção. As manifestações étnicas como a gastronomia e a arquitetura singular, juntamente com o futebol, mostram como os italianos construíram ao longo dos anos uma identidade, mesmo que estereotipada, dentro de Santa Felicidade.

Palavras-chave


Futebol; Imigração; História oral; Memória; Identidade

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALBERTI, Verena. Manual de Historia Oral. Y en el caso de las mujeres.

_____. Historias dentro de la historia. Fuentes Históricas, São Paulo: Contexto, p. 155-202, 2008.

BALHANA, Altiva Pilatti. Italianos en Paraná. La presencia italiana en Brasil. Y en el caso de las mujeres.

BERTONHA, Juan Fábio. Los italianos. En el caso de las mujeres.

ELIAS, Norbert. SCOTSON, John. L. Los Establecidos y los Outsiders. ZAHAR, 2000.

HUTTER, Lucy Maffei. Inmigración italiana en Brasil (siglos XIX y XX): Datos para la comprensión de ese proceso. En: BONI, L. A. La presencia italiana en Brasil. Y en el caso de las mujeres.

MARANHÃO, Maria Fernanda Campello. Santa Felicidad, el barrio italiano de Curitiba: un estudio sobre restaurantes, rituales y (re) construcción de la identidad étnica. Curitiba: SAMP, 2014.

POLLAK, Michael. Memoria e Identidad Social. De la Universidad de Buenos Aires. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.

SOUZA, Jhonatan Uewerton. El juego de las tensiones: clubes de inmigrantes italianos en el proceso de popularización del fútbol en Curitiba (1914-1933). Disertación en Historia - UFPR. Curitiba: 2014.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57675



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA