O futebol na colônia Santa Felicidade: memórias de uma identidade imigrante italiana
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57675Resumo
Fundada no final do século XIX uma antiga colônia de imigrantes italianos, tornou-se um dos bairros mais tradicionais de Curitiba-PR. Muito famosa pelos seus restaurantes de comida típica e vinícolas, Santa Felicidade é a sede de dois clubes tradicionais de futebol, a Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu e o Trieste Futebol Clube. O presente artigo objetiva entender como o futebol participou(a) da (re)construção da identidade “italiana” dentro da colônia/bairro Santa Felicidade. Por meio dos procedimentos teóricos e metodológicos da História Oral foi possível perceber que os fragmentos memoriais analisados se tratam de fenômenos sociais em construção. As manifestações étnicas como a gastronomia e a arquitetura singular, juntamente com o futebol, mostram como os italianos construíram ao longo dos anos uma identidade, mesmo que estereotipada, dentro de Santa Felicidade.Referências
ALBERTI, Verena. Manual de Historia Oral. Y en el caso de las mujeres.
_____. Historias dentro de la historia. Fuentes Históricas, São Paulo: Contexto, p. 155-202, 2008.
BALHANA, Altiva Pilatti. Italianos en Paraná. La presencia italiana en Brasil. Y en el caso de las mujeres.
BERTONHA, Juan Fábio. Los italianos. En el caso de las mujeres.
ELIAS, Norbert. SCOTSON, John. L. Los Establecidos y los Outsiders. ZAHAR, 2000.
HUTTER, Lucy Maffei. Inmigración italiana en Brasil (siglos XIX y XX): Datos para la comprensión de ese proceso. En: BONI, L. A. La presencia italiana en Brasil. Y en el caso de las mujeres.
MARANHÃO, Maria Fernanda Campello. Santa Felicidad, el barrio italiano de Curitiba: un estudio sobre restaurantes, rituales y (re) construcción de la identidad étnica. Curitiba: SAMP, 2014.
POLLAK, Michael. Memoria e Identidad Social. De la Universidad de Buenos Aires. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
SOUZA, Jhonatan Uewerton. El juego de las tensiones: clubes de inmigrantes italianos en el proceso de popularización del fútbol en Curitiba (1914-1933). Disertación en Historia - UFPR. Curitiba: 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).