Mulher e esporte: o preconceito com as atletas de Rugby da cidade de Maringá-PR
Resumo
Este trabalho relata os resultados de uma pesquisa, que investigou a relação entre preconceito e um grupo de mulheres que jogam Rugby na cidade de Maringá, no estado do Paraná, Brasil. Para a coleta de dados, questionamos quinze atletas por meio de entrevista semiestruturada, baseada em sete perguntas. Os resultados apontam para o fato de que essas sofrem preconceito, embora afirmem que não se incomodem e/ou perturbem com isso. Os comentários direcionados a elas são de que este é um esporte de/para homens. Concluímos também que o preconceito é oriundo principalmente de suas famílias, e as participantes sustentam que ele ocorre em resultado da falta de conhecimento adequado da modalidade esportiva.Downloads
Publicado
2017-04-26
Como Citar
MOURA, Giovanna Xavier de; STAREPRAVO, Fernando Augusto; ROJO, Jeferson Roberto; TEIXEIRA, Dourivaldo; MORAES E SILVA, Marcelo. Mulher e esporte: o preconceito com as atletas de Rugby da cidade de Maringá-PR. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 50, p. 17–30, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p17. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).