Mujeres y deporte: el prejuicio con las atletas de Rugby de la ciudad de Maringá-PR

Autores/as

  • Giovanna Xavier de Moura UEM
  • Fernando Augusto Starepravo UEM
  • Jeferson Roberto Rojo UFPR
  • Dourivaldo Teixeira UEM
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR

Resumen

Este trabajo presenta los resultados de un estudio que investigó si un grupo de mujeres que juegan al Rugby en Maringá, Paraná, Brasil. Para recoger los datos, cuestionamos quince atletas a través de entrevista semiestructurada basada en siete preguntas. Los resultados apuntan al hecho de que sufren prejuicios, aunque no se molesten o perturben con eso. Comentarios direccionados a ellas son que este es un deporte de/para los hombres. También se concluye que el prejuicio se deriva principalmente de sus familias, y las participantes sostienen que se produce como resultado de la falta de conocimiento adecuado sobre este deporte.

Biografía del autor/a

Giovanna Xavier de Moura, UEM

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2014), é graduada em Bacharel em Educação Física pelo Unicesumar (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física associado da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina na linha de práticas, políticas e produção do conhecimento.Participa do grupo de pesquisa e estudos GEPPOL (Grupo de estudos e pesquisa em políticas públicas de esporte e lazer) da UEM.Tem experiência com danças urbanas, pilates e é atleta e treinadora de Rugby.

Fernando Augusto Starepravo, UEM

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Educação Física pela mesma Instituição. Meus estudos estão voltados especialmente às políticas públicas de esporte e lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, esporte, sociologia, políticas públicas, esporte universitário e lazer. Atualmente sou professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. 

Jeferson Roberto Rojo, UFPR

Licenciado em Educação Física - UEM

Mestrando em Educação Física - UFPR

Dourivaldo Teixeira, UEM

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1981), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Atualmente é professor associado nível A da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: handebol, esporte, educação física, corporeidade e políticas públicas.

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Doutor em Educação - UNICAMP

Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação Física - UFPR

Professor do Departamento em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFPR

Publicado

2017-04-26

Cómo citar

MOURA, Giovanna Xavier de; STAREPRAVO, Fernando Augusto; ROJO, Jeferson Roberto; TEIXEIRA, Dourivaldo; MORAES E SILVA, Marcelo. Mujeres y deporte: el prejuicio con las atletas de Rugby de la ciudad de Maringá-PR. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 50, p. 17–30, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p17. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>