Mulher e esporte: o preconceito com as atletas de Rugby da cidade de Maringá-PR

Autores

  • Giovanna Xavier de Moura UEM
  • Fernando Augusto Starepravo UEM
  • Jeferson Roberto Rojo UFPR
  • Dourivaldo Teixeira UEM
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR

Resumo

Este trabalho relata os resultados de uma pesquisa, que investigou a relação entre preconceito e um grupo de mulheres que jogam Rugby na cidade de Maringá, no estado do Paraná, Brasil. Para a coleta de dados, questionamos quinze atletas por meio de entrevista semiestruturada, baseada em sete perguntas. Os resultados apontam para o fato de que essas sofrem preconceito, embora afirmem que não se incomodem e/ou perturbem com isso. Os comentários direcionados a elas são de que este é um esporte de/para homens. Concluímos também que o preconceito é oriundo principalmente de suas famílias, e as participantes sustentam que ele ocorre em resultado da falta de conhecimento adequado da modalidade esportiva.

Biografia do Autor

Giovanna Xavier de Moura, UEM

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2014), é graduada em Bacharel em Educação Física pelo Unicesumar (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física associado da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina na linha de práticas, políticas e produção do conhecimento.Participa do grupo de pesquisa e estudos GEPPOL (Grupo de estudos e pesquisa em políticas públicas de esporte e lazer) da UEM.Tem experiência com danças urbanas, pilates e é atleta e treinadora de Rugby.

Fernando Augusto Starepravo, UEM

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Educação Física pela mesma Instituição. Meus estudos estão voltados especialmente às políticas públicas de esporte e lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, esporte, sociologia, políticas públicas, esporte universitário e lazer. Atualmente sou professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. 

Jeferson Roberto Rojo, UFPR

Licenciado em Educação Física - UEM

Mestrando em Educação Física - UFPR

Dourivaldo Teixeira, UEM

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1981), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Atualmente é professor associado nível A da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: handebol, esporte, educação física, corporeidade e políticas públicas.

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Doutor em Educação - UNICAMP

Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação Física - UFPR

Professor do Departamento em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFPR

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Moura, G. X. de, Starepravo, F. A., Rojo, J. R., Teixeira, D., & Moraes e Silva, M. (2017). Mulher e esporte: o preconceito com as atletas de Rugby da cidade de Maringá-PR. Motrivivência, 29(50), 17–30. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p17

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>