Programa de educação postural: um relato de experiências com alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71859

Resumo

Problemas posturais causam por dor e limitações funcionais. Uma medida eficaz para evitar problemas posturais consiste no desenvolvimento de Programas de Educação Postural, em fase escolar. Este relato de experiência descreve as atividades teóricas e práticas realizadas com alunos do Ensino Fundamental. Participaram 75 escolares de ambos os sexos (9-12 anos) e três professoras (24-28 anos). A ação foi desenvolvida em quatro fases: i) planejamento; ii) piloto; iii) execução; iv) avaliação (entrevista com professores). As atividades incidiram em jogos, brincadeiras e canções adaptadas para posições corporais específicas: i) sentar, ii) deitar, iii) agachar e iv) pegar um objeto no alto. Com base no relato dos professores de classe, verificou-se que o Programa de Educação Postural desenvolvido foi efetivo, pois transformou os hábitos posturais dos escolares em sala de aula, além de ampliar e qualificar os conhecimentos e as atividades diárias dos professores.

Biografia do Autor

Alef Andrade Rego, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf. Membro do Programa de Educação tutorial PET-Biomecância.

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), coordenar do projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilíbrio corporal, coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Integrante do corpo docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha desde 2012.

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

REGO, Alef Andrade; NASCIMENTO, Marcelo de Maio. Programa de educação postural: um relato de experiências com alunos do ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01–20, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e71859. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e71859. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta