Programa de educação postural: um relato de experiências com alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71859Resumo
Problemas posturais causam por dor e limitações funcionais. Uma medida eficaz para evitar problemas posturais consiste no desenvolvimento de Programas de Educação Postural, em fase escolar. Este relato de experiência descreve as atividades teóricas e práticas realizadas com alunos do Ensino Fundamental. Participaram 75 escolares de ambos os sexos (9-12 anos) e três professoras (24-28 anos). A ação foi desenvolvida em quatro fases: i) planejamento; ii) piloto; iii) execução; iv) avaliação (entrevista com professores). As atividades incidiram em jogos, brincadeiras e canções adaptadas para posições corporais específicas: i) sentar, ii) deitar, iii) agachar e iv) pegar um objeto no alto. Com base no relato dos professores de classe, verificou-se que o Programa de Educação Postural desenvolvido foi efetivo, pois transformou os hábitos posturais dos escolares em sala de aula, além de ampliar e qualificar os conhecimentos e as atividades diárias dos professores.
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