MÍDIA E ESPORTE: os valores-notícia e suas repercussões na sociedade contemporânea

Autores

  • Paula Bianchi UFSC
  • Marli Hatje UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Ampliar as discussões entre o Esporte e Televisão, verificando a importância dessa relação na formação cultural e educacional da sociedade é o objetivo deste artigo, que considerou a categoria valores-notícia, definida por Correia (1997), em notícias importantes e interessantes. O estudo considerou dados de pesquisas realizadas em 2001 e 2003, a partir de notícias veiculadas pelo Programa Esporte Espetacular em diferentes épocas e contextos. Conforme a análise, as matérias interessantes e importantes apresentaram pequenas alterações em termos percentuais, mas o valor-notícia é importante quando analisada a importância das relações entre esporte e mídia no que tange a formação educacional e cultural, a partir de áreas que buscam aproximações interdisciplinares.

Biografia do Autor

Paula Bianchi, UFSC

Profª Especialista em Educação Física e Mestranda do PPGEF/UFSC.

Marli Hatje, UFSM

Jornalista e Profª de Educação Física. Profª Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas e do Laboratório de Pesquisa e Ensino do Movimento Humano - CEFD/UFSM.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

Bianchi, P., & Hatje, M. (2006). MÍDIA E ESPORTE: os valores-notícia e suas repercussões na sociedade contemporânea. Motrivivência, (27), 165–178. https://doi.org/10.5007/%x