A Educação Física como disciplina escolar: reflexões sobre a disciplinaridade no ensino escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82003

Resumo

O ensaio tem como objetivo discutir a disciplinaridade da educação física no ensino escolar, nos âmbitos institucional e curricular. Tanto a disciplinaridade/profissionalismo quanto o conhecimento escolar devem estar  sistematicamente relacionados entre si  para que se concretizem. Numa primeira etapa, é apresentada a relação entre o desenvolvimento da escola como instituição educacional e a missão da escola, ser responsável pelo desenvolvimento do conhecimento escolar. Numa segunda etapa, é discutido o desenvolvimento de disciplinas escolares em conexão com o desenvolvimento do conhecimento escolar. Na terceira etapa, é fundamentalmente buscada uma legitimação antropológica à implantação imediata da disciplina de Educação Física no cânone das disciplinas escolares no currículo da educação básica.

Biografia do Autor

Reiner Hildebrandt-Stramann, Universidade Técnica de Braunschweig - Alemanha

Professor titular aposentado do Instituto da Ciência do Esporte e da Pedagogia de Movimento da Technische Universität Braunschweig (Alemanha) e professor visitante em universidades brasileiras.

Marli Hatje, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Jornalismo e Educação Física. Especialista em Teoria do Jornalismo e Comunicação. Professora Titular do CEFD/UFSM.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

Hildebrandt-Stramann, R., & Hatje, M. (2021). A Educação Física como disciplina escolar: reflexões sobre a disciplinaridade no ensino escolar. Motrivivência, 33(64), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82003

Edição

Seção

Porta Aberta