Sonhos no (de)gelo: a análise fílmica na perspectiva da estética lukacsiana

Autores

  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães Universidade Estadual de Maringá
  • Deiva Mara Delfini Batista Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Jeferson Diogo Garcia Mestrando em Educação na Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p161

Resumo

Este artigo visa discutir, a partir do projeto de pesquisa das fontes áudio imagéticas , a análise do filme “Sonhos no gelo”, do diretor americano Tim Fywell (2005), a partir da estética Marxista proposta por Georg Lukács (1978). Desta forma, o estudo é de caráter qualitativo, por meio de uma sinopse interpretativa, trazendo as categorias da universalidade, singularidade e particularidade proposta pelo autor como base de reflexão e interpretação. Neste filme, tratamos a universalidade mais especificamente em relação à sociedade capitalista. Como singular, delimitamos o “ser patinadora”, ou seja, este processo de formação de uma atleta em uma sociedade onde o esporte competitivo é regido pela ética capitalista. Por conseguinte, trabalhamos o aspecto particular do contexto do filme entendendo como o esporte competitivo regido pela ética capitalista determina a história da personagem principal do mesmo. Assim, nossa intenção com a analise deste filme é promover subsídios para o professor refletir, de forma contextualizada a questão do esporte, da escola, da relação professor/técnico/aluno/conhecimento em uma sociedade regida pelo capital.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto da UnIversidade Estadual de Maringá. Licenciado em Educação Física pela UFRJ. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Deiva Mara Delfini Batista, Universidade Estadual de Maringá-PR

Professora Assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá-PR

Participante do Edufesc-CNPQ

Jeferson Diogo Garcia, Mestrando em Educação na Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Educação Física pela UEM.

Downloads

Publicado

2014-06-16

Como Citar

Magalhães, C. H. F., Batista, D. M. D., & Garcia, J. D. (2014). Sonhos no (de)gelo: a análise fílmica na perspectiva da estética lukacsiana. Motrivivência, 26(42), 161–174. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p161

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)