Satisfação de estudantes universitários de Educação Física com experiências acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p84Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a satisfação de estudantes de Educação Física de uma universidade pública do estado de Santa Catarina/Brasil com suas experiências acadêmicas, considerando suas características pessoais, acadêmicas e profissionais. O instrumento utilizado foi a Escala de Satisfação com as Experiências Acadêmicas. O tratamento estatístico foi realizado a partir de procedimentos descritivos (frequência simples e percentual) e inferenciais (teste qui-quadrado), adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados revelaram elevados níveis de satisfação geral com o curso, com a instituição e com as oportunidades de desenvolvimento. Observou-se associação estatisticamente significativa entre a satisfação geral e a etapa do curso. De modo geral, a dimensão ‘satisfação com o curso’ apresentou os maiores percentuais de alta satisfação, enquanto a dimensão ‘oportunidades de desenvolvimento’ apresentou os menores índices de alta satisfação.
Referências
ANDRADE, J. A. B.; MUYLDER, C. F. O grau de satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: um estudo de caso UNIMONTES Salinas. Ciências Sociais em Perspectiva, Cascavel, v. 8, n. 15, p. 45-68, 2. sem. 2009.
ARCHER, E. R. Mito da motivação. In: BERGAMINI, C. W.; CODA, R. (Orgs.). Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 1997. p. 23-46.
CARMO, Y. et al. Análise do grau de satisfação dos alunos da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 64., 2012, São Luís. Anais... São Luís: SBPC, 2012. p. 1-15.
COSTA, L.; OLIVEIRA, M. Vivências e satisfação académicas em alunos do Ensino Superior. Cadernos Pedagogia no Ensino Superior, Porto, v. 13, n. 19, p. 13-32, 2010.
FERREIRA, C. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 173-182, 2015.
FREIRE, E. S.; VERENGUER, R. S.; REIS, M. C. Educação Física: pensando a profissão e a preparação profissional. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 39-46, 2002.
GOMES, G.; DAGOSTINI, L.; CUNHA, P. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: estudo em uma faculdade do Paraná. Revista da Faculdade de Administração e Economia, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 102-123, 2013.
GUERREIRO-CASANOVA, D.; POLYDORO, S. Integração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação. Psicologia: Ensino & Formação, Campinas, v. 1, n. 2, p. 85-96, 2010.
MAINARDES, E.; DOMINGUES, M. Satisfação de estudantes em administração de Joinville/SC. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 76-94, maio/ago. 2010.
MARTINS, F. A satisfação acadêmica: construção de uma escala. In: CONGRESSO GALAICO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 4., 1998, Braga. Anais... Braga: Universidade do Minho, 1998. p. 188-193.
MENEZES, G. F. OLIVEIRA, J. C.; FREIRE, I. A. Extensão acadêmica na formação de professores: um relato de experiência na área de Educação Física. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE GUAJARÁ-MIRIM. 2., 2007. Guajará-Mirim. Anais... Guajará-Mirim: UFRO, 2007. p. 01-10.
NOZAKI, J. M.; HUNGER D. A.; FERREIRA, L. A. Reflexões sobre um projeto de extensão universitária na formação/atuação do docente de Educação Física. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE e CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE PORTO ALEGRE, 17., 4., 2011. Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. p. 1-7.
PASQUINI, E. S. et al. Avaliação dos cursos de Ensino Superior através da ótica discente de satisfação/insatisfação. Revista da Faculdade de Administração e Economia, Campo Grande, v. 3, n. 2, p. 147-165, 2012.
QUEVEDO-SILVA, F. et al. Fatores discriminantes no grau de satisfação de estudantes de Administração. Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 28-45, jan./mar. 2012.
RAMOS, A. M. et al. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em Enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 187-95, jan./mar. 2015.
RODRIGUES, A. S. S.; LIBERATO, L. B. Fatores determinantes da satisfação com a experiência acadêmica. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 18-33, abr./jun. 2016.
SALLES, W. et al. Avaliação da formação inicial em Educação Física – um estudo com egressos da UFSC. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 21, n. 13, p. 61-70, 2013.
SANTOS, A. et al. Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 33, n. 4, p. 780-793, 2013.
SANTOS, A.; SUEHIRO, A. Instrumentos de avaliação da integração e da satisfação acadêmica: um estudo de validade. Revista Galego-Portuguesa de Psicología e Educación, A Coruña, v. 14, n. 1, p. 107-119, 2007.
SARES, M. I. F. et al. Escala de satisfação das experiências acadêmicas - um estudo no curso de Administração de uma universidade privada. In: ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. 23., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ENANGRAD, 2012. p. 1-13.
SARRIERA, J. et al. Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituições. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 163-172, 2012.
SCHLEICH,A. L. R. Integração na educação superior e satisfação acadêmica de estudantes ingressantes e concluintes. 2006. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
SCHLEICH, A.; POLYDORO, S.; SANTOS, A. Escala de satisfação com a satisfação acadêmica de estudantes do Ensino Superior. Avaliação Psicológica, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 11-20, 2006.
SOARES, A.; VASCONCELOS, R.; ALMEIDA, L. Adaptação e satisfação na universidade: apresentação e validação do questionário de satisfação acadêmica. In: POUZADA, A.; ALMEIDA, L.; VASCONCELOS, R. (Eds.). Contextos e dinâmicas da vida acadêmica. Braga: Universidade do Minho, 2002. p. 153-165.
SOUZA, S.; REINERT, J. Avaliação de um curso de Ensino Superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação Psicológica, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 159-176, 2010.
VENTURINI, J. et al. Satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIFRA: um estudo à luz das equações estruturais. In: 8º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2008, São Paulo. Padrões de Qualidade na Pesquisa Contábil. São Paulo: Êxito, 2008. v. 1. p. 1-159.
YILDIRIM, Y.; KILIC, S.; AKYOL, A. Relationship between life satisfaction and quality of life in Turkish nursing school students. Nursing & Health Sciences, New Jersey, v. 15, n. 4, p. 415-422, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).