A supervisão das práticas dos estudantes pelos professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67584

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar a supervisão das práticas dos estudantes pelos professores nas aulas de Educação Física. Quatro professores participaram deste estudo qualitativo, do tipo pesquisa-intervenção. O método da autoconfrontação simples e cruzada, oriundo da Clínica da Atividade foi utilizado para analisar a supervisão das práticas. Os professores assistiram os vídeos de suas aulas e dialogaram sobre as diferentes maneiras de agir durante a atividade de supervisão. Seis episódios de ensino foram descritos e analisados. Identificou-se diferentes tipos de supervisão das práticas dos alunos: observação silenciosa; intervenções por flash, por parada e por rastreamento. A análise promoveu a tomada de consciência das práticas de supervisão, bem como a visualização de outras maneiras de supervisionar o trabalho dos alunos, o que pode contribuir com a expansão do poder de agir dos docentes em situações de ensino futuras.

Biografia do Autor

Marcos Godoi, Escola Municipal Madre Marta Cerutti e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Licenciado em educação física (1999) e mestre em Estudos da linguagem (2006) pela UFMT, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Montreal. Professor da Rede Pública Municipal de Cuiabá-MT e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Cecilia Borges, Universidade de Montreal

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela PUC Rio de Janeiro. É professora titular da Universidade de Montreal e pesquisadora regular do Centre de recherche sur la formation et la profession enseignante (CRIFPE).

Referências

AMIGUES, René. Pour une approche ergonomique de l’activité enseignante. Skholê, hors-série 1, p. 5-16, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8a ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BORGES, Cecilia. O professor da Educação Básica e os seus saberes professionais. São Paulo: JM Editora; 2004.

BORGES, Cecilia; TARDIF, Maurice. Apresentação do dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 11-26, 2001.

BRUNNER, Jerome. Car la culture donne forme à l’esprit. France: Éditions Retz; 1990.

CIZERON, Marc; GAL-PETITFAUX, Nathalie. L’activité de supervision active des enseignants d’ÉPS en gymnastique: quels savoirs professionnels? Sciences de la société, 77, p. 29-42, 2009.

CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

DESBIENS, Jean-François. L’évaluation et la responsabilisation des élèves : Ébauche d’une problématique sur le thème de la supervision active en enseignement de l’éducation physique. Brock Education, v. 12, n. 1, p. 36-48, 2002.

DESBIENS, Jean-François. et al. Pour analyser et comprendre l’intervention en éducation physique : pourquoi se contenter du regard du borgne ? Recherches Qualitatives, v. 26, n. 1, p. 81-109, 2006.

DESBIENS, Jean-François; BORGES, Cecilia; SPALLANZANI, Carlo. La supervision pédagogique en enseignement de l’éducation physique. Éducation et francophonie, v. 37, n. 1, p. 1-5, 2009.

DURAND, Marc. Chronomètre et survêtement: Reflets de l'expérience quotidienne d’enseignants en éducation physique. France: Editions ÉP&S Éditions, 2002.

FLORENCE, Jacques; BRUNELLE, Jean; CARLIER, Ghislain. Enseigner éducation physique au secondaire: motiver, aider à apprendre, vivre une relation éducative. Bruxelles, Paris: De Boeck, 1998.

GAL-PETITFAUX, Nathalie. Analyser la leçon d’ÉPS : des modèles prescriptifs aux modèles descriptifs des activités des activités en classe. In : BODA, B.; COSTON, A. (Org.). La leçon d’ÉPS en question. Paris : A.E.E.P.S., 2013, p. 12-18.

GAL-PETITFAUX, Nathalie. La leçon d’Éducation physique et sportive: formes de travail scolaire, expérience et configurations d’activité collective dans la classe. [Note de synthèse en vue de l’obtention d’une habilitation à diriger des recherches]. Clermont-Ferrand: Université Blaise Pascal de Clermont-Ferrand 2. UFR STAPS; 2011.

GAL-PETITFAUX, Nathalie. Saberes e ação situados: uma análise das práticas de ensino na educação física. In: BORGES, Cecilia; DESBIENS, Jean-François (Org.). Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 113-137.

GAL-PETITFAUX, Nathalie; CIZERON, Marc; VORS, Olivier. Configurations de l’activité de l’enseignant d’éducation physique en situation de supervision active. In: SPALLANZANI, Carlo et al. (Org.). Mieux former pour agir dans une société en mouvement. Québec, Canada: PUQ, 2011, p. 68-75.

HASTIE, Peter A.; SAUNDERS, John E. A study of monitoring in secondary school physical education. Journal of Classroom Interaction, 25, p. 47-54, 1990.

KOUNIN, Jacob. Discipline and group management in classrooms. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1970.

LAURENT, Yvette; SAUJAT, Frédéric. Place des techniques corporelles dans le travail des enseignants d’ÉPS et conséquences pour la formation des enseignants expérimentés. Recherches & éducations, v. 12, p. 1-9, 2014.

MONTAUD, Dominique; AMADE-ESCOT, Chantal. Le rapport aux œuvres en danse au collège : contrainte et autonomie du curriculum. Le cas de la monstration de la proposition dansée. Questions vives, n. 22, 1-20, 2014.

NAULT, Thérèse. L’enseignant et la gestion de classe. 2. ed. Montréal: Éd. Logiques, 1998.

PAILLÉ, Pierre; MUCHIELLI, Alex. L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Paris: Armand Colin, 2012.

SAUJAT, Frédéric. Travail, formation et développement des professionnels de l’éducation: voies de recherche en sciences de l’éducation. Note de synthèse en vue de l’habilitation à diriger des recherches, Aix-Marseille Université, 2010.

SIEDENTOP, Daryl. Apprendre à enseigner l’éducation physique. Québec: Gaëtan Morin, 1994.

TROTTIER, Youri. Développement d’un système pédagogique d’autonalyse vidéo de la gestion de classe (SPAGC) destine aux stagiaires en enseignement de l’éducation physique. Mémoire. Montréal (Québec), Université du Québec à Montréal, Maîtrise en kinanthropologie, 2012.

VAN der MARS, Hans et al. Active supervision patterns of Physical Education teachers and their relationship with student behaviors. Journal of Teaching in Physical Education, v. 14, n. 1, p. 99-112, 1994.

VIEIRA, Marcos Antonio; FAÏTA, Daniel. Quando os outros olham outros de si mesmo: reflexões metodológicas sobre a autoconfrontação cruzada. Polifonia, v. 7, n. 7, p. 27-65, 2003.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Godoi, M., & Borges, C. (2020). A supervisão das práticas dos estudantes pelos professores de Educação Física. Motrivivência, 32(62), 01–21. https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67584

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)