Para além da sala de aula: as atividades complementares na formação do/a professor/a de Educação Física da FEF/Unicamp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80624

Resumo

O ingresso na universidade proporciona experiências que vão além do ambiente acadêmico, possibilita uma nova visão de mundo e um crescimento pessoal, social e profissional. A partir desse contexto, essa pesquisa buscou compreender o papel das atividades complementares na formação dos/as alunos/as e egressos/as na graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/Unicamp). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, esta por meio de um questionário online, respondido por 55 participantes. Os dados foram analisados por meio da estatística analítica e da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as atividades complementares estão presentes na trajetória de grande parte dos/as alunos/as da FEF/Unicamp e tem um papel relevante em suas formações. Faz-se necessária a criação de políticas estudantis que garantam a participação democrática e igualitária de todos/as os/as alunos/as nessas atividades, assim como uma maior valorização desses espaços de formação.

Biografia do Autor

Julia Pichi Cibim, Faculdade de Educação Física/Unicamp

Licenciada e Bacharela em Educação Física

Universidade Estadual de Campinas/FEF-UNICAMP, Departamento de Educação Física e Humanidades,

Campinas, Brasil

Olívia Cristina Ferreira Ribeiro , FEF/Unicamp

Doutora em Educação Física

Universidade Estadual de Campinas/FEF-UNICAMP, Departamento de Educação Física e Humanidades,

Campinas, Brasil

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Publicado

2021-10-28

Como Citar

Cibim, J. P. ., & Ribeiro , O. C. F. (2021). Para além da sala de aula: as atividades complementares na formação do/a professor/a de Educação Física da FEF/Unicamp. Motrivivência, 33(64), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80624

Edição

Seção

Artigos Originais