Violência contra professores: realidades da Educação Física no ensino médio de escolas de uma cidade mineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83597

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar concepções e percepções de violência sofridas por professores de Educação Física escolar (EF) e de outras áreas do conhecimento, da cidade de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa é de natureza qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Três categorias foram identificadas, a saber: 1) Escola como espaço de reprodução de violências; 2) professores e o cotidiano de violências; 3) violências e desvalorização profissional. Há pontos comuns a todos os docentes, bem como específicos da violência percebida sofrida por professores de EF. Estas são relacionadas a: ao espaço de aula; intencionalidade pedagógica ou sua falta; e credibilidade do componente curricular e avaliação.

Biografia do Autor

Carolina Quintas Maitan, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Educação Física, Universidade Federal de Viçosa

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

MAITAN, Carolina Quintas; SANTOS, Doiara Silva dos. Violência contra professores: realidades da Educação Física no ensino médio de escolas de uma cidade mineira. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e83597. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/83597. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais