Gênero nos currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física nas universidades públicas de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83753

Resumo

Neste trabalho, o objetivo principal foi analisar se as propostas curriculares dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física (EF) das universidades públicas do estado de Minas Gerais trabalham as questões de gênero em suas ementas. Utilizando as fontes documentais, em um estudo quantitativo e qualitativo, buscamos pelo descritor “gênero” nas ementas e nos nomes das disciplinas. Nosso resultado demonstrou uma carência da temática nos currículos, uma falta sobre o tema nas disciplinas direcionadas ao esporte, sendo um achado positivo o fato das disciplinas de lazer discutirem sobre gênero. Concluímos que seria interessante mais pesquisas como essas em outros territórios brasileiros para ampliarmos a visão da Educação Física no cenário nacional. Apontamos também para a urgente demanda que deve ser dada às questões de gênero na sociedade em busca de reduzir não só as opressões de gênero, mas também todas as demais que as cercam.

Biografia do Autor

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Educação (UFRJ)

Universidade Estadual de Montes Claros, Departamento de Educação Física e do Desporto, Montes Claros, Brasil

Juliana Valéria Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Licencianda em Educação Física

Universidade Estadual de Montes Claros, Departamento de Educação Física e do Desporto, Montes Claros, Brasil

Fernanda de Souza Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6384-1021

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3361055563220647

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Ciências da Religião pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora efetiva do Departamento de Educação Física da UNIMONTES.

Marina Graziele Mendes Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Licencianda em Educação Física

Universidade Estadual de Montes Claros, Departamento de Educação Física e do Desporto, Montes Claros, Brasil

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Publicado

2022-02-09

Como Citar

RAMALHO, Carla Chagas; SANTOS, Juliana Valéria Souza; CARDOSO, Fernanda de Souza; PEREIRA, Marina Graziele Mendes. Gênero nos currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física nas universidades públicas de Minas Gerais. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e83753. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/83753. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta