Estágio curricular supervisionado em Educação Física: antes e durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84681

Resumo

Este texto se reporta as experiências de iniciação à docência de um estagiário do curso de Educação Física de uma universidade pública do sul do Brasil que realizou o estágio curricular supervisionado (ECS) em contexto presencial e remoto. Os apontamentos perpassam a diferenças sentidas, os desafios e aprendizagens que impactaram no aprendizado do exercício da docência. Dessa forma, se destaca as experiencias derivadas da reformulação pedagógica do ECS, como por exemplo, análise de documentos, criação de videoaulas e podcast que representaram momentos de escolha e organização de procedimentos didáticos-metodológicos coerentes com as especificidades da etapa educacional. Como considerações, aponta-se que houve o esforço em se adequar as urgências ao mesmo tempo em que se pensou em estratégias para que os acadêmicos revisitassem questões acerca a prática pedagógica, além de tentar aproximá-los do atual contexto educacional.

Biografia do Autor

Roque Luiz Bikel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduando de licenciatura em Educação Física 

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Ciência da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP.   Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

BIKEL, Roque Luiz; BENITES, Larissa Cerignoni. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: antes e durante a pandemia de Covid-19. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e84681. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/84681. Acesso em: 3 dez. 2024.

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