Avaliando comunicativamente na Educação Física escolar: experiências e narrativas por meio das tecnologias de informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85832Palavras-chave:
Educação física, avaliação, blogResumo
Este artigo se sustenta na apresentação e na discussão de investigações narrativas sob uma abordagem qualitativa de pesquisa. Em suas descrições e análises, ele foi fortemente influenciado pelas discussões das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação. Problematizaram-se questões sobre avaliações comunicativas para a aprendizagem por meio da utilização do blog no ensino médio de uma escola estadual de Minas Gerais, ancoradas na Teoria do Agir Comunicativo habermasiana. Concluiu-se que os estudantes se demonstraram afetados pela proposição e pelos significados partilhados pelos diferentes atores do ensino médio envolvidos e pelas diferentes situações educativas apresentadas e problematizadas via TIC. Concluiu-se, ainda, que as TIC, quando utilizadas no processo de avaliação de modo sistematizado, articuladas, inclusive, a outros métodos e em sintonia com os preceitos comunicativos, potencializam as aulas de Educação Física, potencialmente, inclusive, no período “pós” pandêmico.
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