Avaliando comunicativamente na Educação Física escolar: experiências e narrativas por meio das tecnologias de informação e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85832

Palavras-chave:

Educação física, avaliação, blog

Resumo

Este artigo se sustenta na apresentação e na discussão de investigações narrativas sob uma abordagem qualitativa de pesquisa. Em suas descrições e análises, ele foi fortemente influenciado pelas discussões das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação. Problematizaram-se questões sobre avaliações comunicativas para a aprendizagem por meio da utilização do blog no ensino médio de uma escola estadual de Minas Gerais, ancoradas na Teoria do Agir Comunicativo habermasiana. Concluiu-se que os estudantes se demonstraram afetados pela proposição e pelos significados partilhados pelos diferentes atores do ensino médio envolvidos e pelas diferentes situações educativas apresentadas e problematizadas via TIC. Concluiu-se, ainda, que as TIC, quando utilizadas no processo de avaliação de modo sistematizado, articuladas, inclusive, a outros métodos e em sintonia com os preceitos comunicativos, potencializam as aulas de Educação Física, potencialmente, inclusive, no período “pós” pandêmico.

Biografia do Autor

Galdino Rodrigues Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Vale do Rio Verde

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade Vale do rio Verde (UninCor)

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Sousa, G. R. (2022). Avaliando comunicativamente na Educação Física escolar: experiências e narrativas por meio das tecnologias de informação e comunicação. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85832

Edição

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