Mídia-educação nas universidades federais mineiras: mapeando a formação em Educação Física

Galdino Rodrigues Sousa, Elaine Valéria Rizzuti, Eliane Medeiros Borges, Dimas de Paula Costa

Resumo


Esse trabalho busca compreender a relação dos cursos de licenciatura em educação física das universidades federais de Minas Gerais e a mídia-educação, a partir de seus documentos estruturantes dispostos on-line. Para a análise e interpretação dos dados utilizamos a análise categorial de tais documentos. Observamos que: (a) mais da metade dos currículos dos cursos pesquisados sinalizam de forma positiva para a proposta mídia-educativas, entretanto, tais sinalizações ainda aparecem fortemente marcadas pela dimensão instrumental, apesar de aparentes mudanças estarem em curso; (b) as disciplinas mídia-educativas, ou as que possuem potencial mídia-educativo, quando ofertadas, se encontram isoladas do restante do currículo; (c) nem todos os cursos disponibilizam seus documentos estruturantes nos sites de suas universidades, o que nos trouxe muitas limitações, devido à proposta de trabalho on-line da pesquisa; (d) dos PPCs analisados apenas dois sinalizam em seus corpus a importância de educar para as mídias, porém, unicamente na dimensão instrumental.


Palavras-chave


Mídia-Educação; Formação Inicial; Educação Física; Universidades Federais de Minas Gerais; Mapeamento

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p96



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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