Perspectivas histórico-sociais no campo da mídia-educação: contribuições para a formação em Educação Física

Galdino Rodrigues de Sousa, Eliane Medeiros Borges

Resumo


Este artigo oferece reflexões desenvolvidas por órgãos institucionais e pesquisadores a respeito da mídia-educação. Para isso considerou-se a ocorrência e recorrência dos mesmos nos seguintes espaços: i) dissertação de mestrado educacional do autor que investigou a inserção curricular das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na formação de professores em Minas Gerais; e ii) produções presentes no Grupo de Trabalho Temático (GTT) “Comunicação e Mídia” do Conbrace. A dimensão proposta como eixo norteador permitiu refletir acerca das discussões, das tendências e dos desafios da mídia-educação na conjuntura social e educativa. Como ponto principal de relevância destaca-se a possibilidade de contribuição na formação contemporânea de professores, em especial de Educação Física.


Palavras-chave


Mídia-educação; Educação física; Escola

Texto completo:

PDF/A

Referências


AZEVEDO, Victor de Abreu; BETTI, Mauro; COSTA, Antônio Galdino da.; PIRES, Giovani de Lorenzi. A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE – Período 1997-2005: estudo de uma centena de textos. Disponível em www.nepef.ufsc.br/labomidia (2007).

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação.3.ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

BÉVORT, Eveliny; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, histórias e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.

BIANCHI, Paula Formação de professores e cultura digital: Observando caminhos curriculares atra-vés da mídia-educação. Tese (Programa de pós-graduação em Educação Física), UFSC. Flori-anópolis, 2014.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de Educação Física: estudo de caso na Unipampa. Revista Movimento. Porto Alegre, v.21, n.4., p. 1025-1036, out./dez. de 2015.

BRACHT, Valter. A educação física no ensino fundamental. Anais do I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais: Belo Horizonte, novembro de 2010

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Educações Loyola, 2000.

________. Media education: Alfabetizzazione, apprendimento e cultura contemporanea. Gardolo: Erickson, 2003.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 6ª Ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.

FANTIN, Mônica. Midia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FERRARI, Pollyana; FERNANDES. Fábio. No Tempo das Telas: Reconfigurando a Comunicação. São Peulo: Estação das Letras, 2014.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

GIRARDELLO, Gilka; OROFINO, Isabel. Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 9, p. 73-90, 2012.

GONNET, Jacques. Educação e mídias. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

GUARESCHI, Pedrinho; BIZ, Osvaldo. Mídia, Educação e Cidadania: tudo o que você precisa saber sobre mídia. 2. ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 2005.

LAPA, Andrea Brandão; BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância como Mídia-Educação. Perspectiva, Florianópolis, v.30, n.1, 175-196, jan./abr. 2012.

LEIRO, Augusto César Rios; PIRES, Giovani de Lorenzi; BETI, Mauro. Notas sobre o GTT de comunicação e Mídia do CBCE: história, sujeitos e desafios estratégicos. In: CARVALHO, Yara M.; LINHALES, Meily A. Política científica e produção de conhecimento em educação Física. Goiânia: CBCE, 2007

LEIRO, Augusto César Rios.; RIBEIRO, S. D. D. Pesquisa em mídia-educação (física): desafios

formativos. Caderno de Formação RBCE, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 14-25, 2014.

MENDES, Diego de Sousa. O estágio na licenciatura em educação física em perspectiva semiótica: (re)ver-se e (re)criar-se em imagens. Tese (Programa de pós-graduação em Educação), UNESP. Presidente Prudente, 2016.

PIRES, Giovani de Lorenzi. Educação Física e o discurso midiático: abordagem crítico emancipatória. Ijui/RS: Unijui, 2002

________. A pesquisa em educação física e mídia nas ciências do esporte: um possível estado atual da arte. Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 09-22, jan./ abril de 2003.

RIVOLTELLA, Pier Cesare. Media education: modelli, esperienze, profi lo disciplinare. Roma: Carocci, 2002.

________. Retrospectivas e Tendências da Pesquisa em Mídia-Educação no Contexto Internacional. In FANTIN, Monica e RIVOLTELLA, Pier Cesare (orgs.), Cultura Digital e Escola: Pesquisa e Formação de Professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 17-30.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p194



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA