Negacionismo endógeno no jogo acadêmico da Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89856Palavras-chave:
Epistemologia, Domínios científicos, Desonestidade científica, Programas de formação de editores científicos, Educação física e treinamentoResumo
Neste ensaio, desenvolvo o conceito de negacionismo endógeno, um tipo específico de negacionismo científico cultivado dentro do campo acadêmico, que busca deslegitimar pesquisas qualitativas das Humanidades. O texto tem três seções. Na primeira, trato das características do negacionismo vulgar a partir de breve retrospectiva histórica, e destaco as táticas de supressão de termos científicos em prol do controle da narrativa política. Na segunda, discuto casos de fraude acadêmica praticadas contra revistas das Ciências Sociais e Humanas como estratégia intencional de desacreditação da área, e analiso a abjeção ao termo “práticas corporais” como um rastro do negacionismo endógeno no léxico da Educação Física. Na terceira, reflito sobre a relevância da formação editorial em programas de pós-graduação no combate a preconceitos entre áreas do conhecimento. Em conclusão, defendo a desconstrução da retórica da ignorância, mola propulsora de negacionismos de toda ordem, como forma de preservação da pluralidade epistêmica na Educação Física.
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