Negacionismo endógeno no jogo acadêmico da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89856

Palavras-chave:

Epistemologia, Domínios científicos, Desonestidade científica, Programas de formação de editores científicos, Educação física e treinamento

Resumo

Neste ensaio, desenvolvo o conceito de negacionismo endógeno, um tipo específico de negacionismo científico cultivado dentro do campo acadêmico, que busca deslegitimar pesquisas qualitativas das Humanidades. O texto tem três seções. Na primeira, trato das características do negacionismo vulgar a partir de breve retrospectiva histórica, e destaco as táticas de supressão de termos científicos em prol do controle da narrativa política. Na segunda, discuto casos de fraude acadêmica praticadas contra revistas das Ciências Sociais e Humanas como estratégia intencional de desacreditação da área, e analiso a abjeção ao termo “práticas corporais” como um rastro do negacionismo endógeno no léxico da Educação Física. Na terceira, reflito sobre a relevância da formação editorial em programas de pós-graduação no combate a preconceitos entre áreas do conhecimento. Em conclusão, defendo a desconstrução da retórica da ignorância, mola propulsora de negacionismos de toda ordem, como forma de preservação da pluralidade epistêmica na Educação Física.

Biografia do Autor

Alex Branco Fraga, UFRGS

Doutor em Educação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, Brasil.

Universtiy of Toronto, Faculty of Kinesiology & Physical Education, Toronto, Canada.

Referências

BÁRBARA, L. B. Da fosfoetanolamina à cloroquina: Notas sobre a politização da ignorância. In: GROSSI, Miriam Pillar; TONIOL, Rodrigo. (orgs.). Cientistas sociais e o coronavírus. São Paulo: Anpocs; Florianópolis: Tribo da Ilha, 2020, p. 91-94. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217998. Acesso em: 7 maio 2022.

BENEDETTI, T. R. B.; BORGES, L. J.; STREIT, I. A.; GARCIA, L. M. T.; MANTA, S. W.; MENDONÇA, G.; BINOTTO, M. A.; CHRISTOFOLETTI, M.; SILVA-JÚNIOR, F. L.; HALLAL, P. C.; PAPINI, C. B. Validade e clareza dos conceitos e terminologias do Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2021, v. 26, p. e0212. DOI: 10.12820/rbafs.26e0212

BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: Reflexão à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, v. 19, n. 3, p.183-97, jul./set. 2005. DOI: 10.1590/S1807-55092005000300002

BISPO, M. de S. A impossibilidade da ciência aberta sem alteridade e pluralidade epistêmica. Revista de Administração Contemporânea, v. 26, n. 2, e210246, 2022. DOI: 10.1590/1982-7849rac2022210246.

BOSSLE, C. B.; FRAGA, A. B. A racionalidade biomédica desportiva e a materialização do fazer científico na matriz curricular do curso de Educação Física da UFRGS. Movimento, v. 22, n. 3, p. 877-888, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.59495.

BRACHT, V. Educação física & ciência: Cenas de um casamento (in)feliz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 1, 2000. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/753/427. Acesso em: 7 maio 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Educação Física. Resolução CNE/CES n. 6, de 18 de dezembro de 2018. Brasília, Diário Oficial da União, n. 243, 19 dez. 2018, Seção 1, p. 48. 2018. Disponível em: https://sfp.short.gy/phsXlT. Acesso em: 7 maio 2022.

COLE, G. G. The grievance studies affair: One funeral at a time: A reply to Pluckrose, Lindsay, and Boghossian. Sociological Methods & Research, 2021, v. 50 (4), p. 1937-1945. DOI: 10.1177/00491241211009949

CUMMINGS, K. M.; MORLEY, C. P.; HYLAND, A. Failed promises of the cigarette industry and its effect on consumer misperceptions about the health risks of smoking. Tobacco Control, 2002, v.11, p. i110-i117. DOI: 10.1136/tc.11.suppl_1.i110

DAMICO, J.; KNUTH, A. G. O (des)encontro entre as práticas corporais e a atividade física: Hibridizações e borramentos no campo da saúde. Movimento, v. 20, n. 1, p. 329-350, jan./mar. 2014. DOI 10.22456/1982-8918.39474.

DIETHELM, P; MCKEE, M. Denialism: What is it and how should scientists respond? The European Journal of Public Health, v. 19, n. 1, p. 2-4, 2009. DOI: 10.1136/tc.11.suppl_1.i110

DONNELLY, M. D. Representing rhetoric: Post-truth and the example of thank you for smoking, Poroi 16 (2) 2022. DOI: 10.17077/2151-2957.31096

DONNELLY, P.; FRAGA, A. B.; AISENSTEIN, A. For a public sociology of sport in the Americas: An editorial call on behalf of a socially engaged scholarship on sport and physical education. Movimento, v. 20, n. esp., p. 9-20, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/52925/32867. Acesso em: 7 maio. 2022.

EL FAR, A.; HIKIJI, R. S. G. Entrevista com Alan Sokal. Entre a paródia e a denúncia: Trajetos de dois físicos nos bosques das humanidades. Revista de Antropologia, v. 41, n. 1, p. 215-233, 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/133449. Acesso em: 22 jul. 2021.

FRAGA, A. B. Palimpsesto: Memorial de uma trajetória acadêmica. Porto Alegre: UFRGS, 2021. Disponível em: https://sfp.short.gy/Jzs5x1. Acesso em: 10 ago. 2021.

FRAGA, A. Exercício da informação: Governo dos corpos no mercado da vida ativa. Campinas: Autores Associados, 2006.

FRAGA, A. B.; WACHS, F.; NUNES, R. V.; BOSSLE, C. B.; BASTOS, A. P. P.; BREUNIG, F. F. Alterações curriculares de uma escola septuagenária: Um estudo sobre as grades dos cursos de formação superior em Educação Física da Esef/ UFRGS. Movimento, Porto Alegre, edição especial Esef 70 anos, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.18232

FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2019. Carta de Porto Alegre. Porto Alegre: CBCE/FNEPCEF, 2019. Disponível em: https://sfp.short.gy/BfTaCW. Acesso em: 21 fev. 2021.

GONÇALVES, R. de A.; MUCHERONI, M. L. O que é epistemicídio? Uma introdução ao conceito para a área da Ciência da Informação. Liinc em Revista, v. 17, n. 2, p. e5759, 2021. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5759. Acesso em: 23 maio. 2022.

GUTIÉRREZ-TERRAZAS, J. O conceito de pulsão de morte na obra de Freud. Ágora: Estudos em teoria psicanalítica, v. 5, n. 1, p. 91-100, 2002. Disponível em: https://sfp.short.gy/jtf39q. Acesso em: 23 maio. 2022.

INGHAM, A. G. Toward a department of physical cultural studies and an end to tribal warfare. In: FERNANDEZ-BALBOA, J. (ed.), Critical Postmoderism in Human Movement, Physical Education, and Sport. Albany: State University of New York Press, p. 157-182, 1997.

KERN, V. M.; URIONA-MALDONADO, M. O custo da precariedade: O colapso da saúde dos editores é também o colapso da revista. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 484-504, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245281.484-504

KOKUBUN, E. Pós-graduação em educação física no Brasil: Indicadores objetivos dos desafios e das perspectivas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 2, 2003.

LAGERSPETZ, M. “The grievance studies affair” project: Reconstructing and assessing the experimental design. Science, Technology, & Human Values, v. 46, n. 2, p. 402-424, 2021.

LANDA, J. Leopoldo Zea y la invención permanente de América. Guaraguao, v. 16, n. 41, p. 29-53, 2012.

LAZZAROTTI FILHO, A.; SILVA, A. M.; DE CESARO ANTUNES, P.; DA SILVA, A. P. S.; LEITE, J. O. O termo práticas corporais na literatura científica brasileira e sua repercussão no campo da Educação Física. Movimento, v. 16, n. 1, p. 11-29, jan./mar. 2010. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/356. Acesso em: 23 set. 2021.

LAZZAROTTI FILHO, A.; MASCARENHAS, F.; STIGGER, M. P.; SILVEIRA, R. D.; SILVA, A. M. Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, p. 233-241, 2018. Disponível em: https://sfp.short.gy/BYloQD. Acesso em: 7 maio 2022.

LINDSAY, J. A.; BOGHOSSIAN, P.; PLUCKROSE, H. Academic grievance studies and the corruption of scholarship. Areo, 2 Oct. 2018. Disponível em: https://sfp.short.gy/SaMSvp. Acesso em: 7 maio 2022.

LOVISOLO, H. R. Hegemonia e legitimidade nas ciências do esporte. Motus Corporis, v. 3, n. 2, p. 51-72, 1996.

MANOEL, E. J. As ciências do esporte/cinesiologia: Entre a arte, a ciência disciplinar e a ciência interdisciplinar ou como Alice (não) encontrou seu “caminho” no mundo das maravilhas. In: GALAK, E.; ATHAYDE, P.; LARA, L. (orgs.). Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE, v. 3, Por uma epistemologia da educação dos corpos e da educação física, Natal: EDUFRN, v. 11, p. 65-78, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29064 Acesso em: 07 maio 2022.

MANOEL, E. J.; CARVALHO, Y. M. Pós-graduação na educação física brasileira: A atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 389-406, ago. 2011. DOI: 10.1590/S1517-97022011000200012.

MANOEL, E. J. A formação em educação física, o kinesiologos e "o homem que sabia javanês". Pensar a Prática, p. 230-239, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.39536.

MANSKE, G. S. Práticas corporais como conceito? Movimento, v. 28, p. e28001, jan./dez. 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.118810.

MATIAS, T. S.; PIGGIN, J. Physical activity promotion: Can a focus on disease limit successful messaging? Lancet, v. 8 (10), p. e1263, 2020. DOI: 10.1016/S2214-109X(20)30355-7

MILLER, L.; REYNOLDS, J. Autism and vaccination: The current evidence. Journal for Specialists in Pediatric Nursing, v. 14, n. 3, p. 166-172, 2009. DOI: 10.1111/j.1744-6155.2009.00194.x.

MORIN, E. Autonomia ou dependência da ciência. Revista Famecos, v. 10, n. 2, p. 34-42, 1999. Porto Alegre. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3026. Acesso em: 22 jul. 2021.

MURCH, S. H. et al. Retraction of an interpretation. Lancet, v. 363, n. 9411, p. 750, 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(04)15715-2.

NAHAS, M. V.; GARCIA, L. M. T. Um pouco de história, desenvolvimentos recentes e perspectivas para a pesquisa em atividade física e saúde no Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 1, p. 135-148, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100012.

NEWELL, K. M. Physical education: Chaos out of order. Quest, v. 42, p. 227-42,1990. DOI: 10.1080/00336297.1990.10483997.

OBRIGADO POR FUMAR (Thank you for Smoking – EUA, 2005). Direção: Jason Reitman. Elenco: Aaron Eckhart, Eric Haberman, Cameron Bright, Maria Bello, J.K. Simmons. Duração: 92 minutos. Distribuição: Editora Europa.

OLIVEIRA, M. B. Fraudes e plágios na ciência: A epidemia, o tratamento moralizador e seu fracasso. Revista Adusp, São Paulo, v. 60, p. 66 - 78, 31 maio 2017. Disponível em: https://www.adusp.org.br/files/revistas/60/mat05.pdf. Acesso em: 7 maio 2022.

ORWELL, G. 1984. Traduzido por Karla Lima. Jandira: Principis, 2021. Edição Kindle.

PIGGIN, J. What is physical activity? A holistic definition for teachers, researchers and policy makers. Frontiers in Sports and Active Living, v 2(72), p. e-2-7, 2020. DOI: 10.3389/fspor.2020.00072.

PIVARO, G. F.; JÚNIOR, G. G. O ataque organizado à ciência como forma de manipulação: Do aquecimento global ao coronavírus. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1.074-1.098, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1074.

PLUCKROSE, H.; LINDSAY, J.; BOGHOSSIAN, P. Understanding the “grievance studies affair” papers and why they should be reinstated: A response to geoff cole. Sociological Methods & Research, v. 50(4), p. 1916-1936, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/00491241211009946. Acesso em: 7 maio 2022.

RABIN-HAVT, A. Lies, incorporated: The world of post-truth politics. Anchor, 2016.

REGATIERI, R. P. Modernidade, terror e política da morte. Caderno CRH, v. 33, p. e020033, 2020. DOI: https://doi.org/10.9771/ccrh.v33i0.33835.

REILLY, I. Airing grievances: Academic hoaxing and the performance of boundary work. Lateral, v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://sfp.short.gy/6em4lB. Acesso em: 7 maio 2022.

REILLY, I. Public deception as ideological and institutional critique: On the limits and possibilities of academic hoaxing. Canadian Journal of Communication, v. 45, n. 2, 2020. DOI: 10.22230/cjc.2020v45n2a3667.

SANTOS-PINTO, C. B.; MIRANDA, E. S.; OSORIO-DE-CASTRO, C. G. S. O “kit-covid” e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 2, p. e00348020, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00348020.

SCHIEBER, D. W. A strange start to peer reviewing. Chronicle of Higher Education, v. 10, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/What-the-Grievance/244753. Acesso em: 10 maio 2022.

SCHROEDER, S. A. Tobacco control in the wake of the 1998 master settlement agreement. New England Journal of Medicine, v. 350, n. 3, p. 293-301, 2004. DOI: 10.1056/NEJMsr031421.

SILK, M. L.; ANDREWS, D. L. Toward a physical cultural studies. Sociology of Sport Journal, v. 28, n. 1, 2011. DOI: https://doi.org/10.1123/ssj.28.1.4.

SILVA, A. M.; LAZZAROTTI FILHO, A.; ANTUNES, P. C. Práticas corporais. In: GONZÁLES, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (orgs.). Dicionário crítico da educação física. 3 ed., v. 1, p. 522-528, Ijuí: Unijuí, 2014.

SOARES, C. L. Do corpo, da educação física e das muitas histórias. Movimento, v. 9, n. 3, p. 125-147, 2007. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2814. Acesso em: 12 maio 2022.

SOKAL, A. Transgressing the boundaries: Toward a transformative hermeneutics of quantum gravity. Social Text, v. 46-47, p. 217-252, 1996a. DOI: https://doi.org/10.2307/466856.

SOKAL, A. A physicist experiments with cultural studies. Lingua Franca, 1996b. Disponível em: http://linguafranca.mirror.theinfo.org/9605/sokal.html Acesso em: 7 de maio 2022.

STALLER, K. M. The darker side of a hoax: Creating a presumption of deception. Qualitative Social Work, v. 18 (2), p. 149-151, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1473325019833833

STRECK, L. Negacionismo epistemológico e a cirurgia com o médico “tranquilão”. Revista Consultor Jurídico, São Paulo, 10 março 2020. Disponível em: https://sfp.short.gy/ot692s. Acesso em: 6 dez. 2021.

TANI, G. Cinesiologia, educação física e esporte: Ordem imanente do caos na estrutura acadêmica. Revista Motus Corporis, v. 3, n. 2, p. 9-50, 1996.

TOBACCO INDUSTRY RESEARCH COMMITTEE. A frank statement to cigarette smokers. Disponível em: https://www.industrydocuments.ucsf.edu/tobacco/docs/#id=ggnn0102. Acesso em: 6 dez. 2021.

VILELA, M. L.; SELLES, S. E. É possível uma educação em Ciências críticas em tempo de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020. Disponível em: https://sfp.short.gy/5MbNl7. Acesso em: 7 maio 2022.

WAKEFIELD, A. J. et al. Retracted: Ileal-lymphoid-nodular hyperplasia, non-specific colitis, and pervasive developmental disorder in children. Lancet, v. 351, p. 637-41, 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(97)11096-0.

WHITSON, D. J.; MACINTOSH, D. The scientization of physical education: Discourses of performance. Quest, v. 42, n. 1, p. 40-51, 1990. DOI: 10.1080/00336297.1990.10483978.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Branco Fraga, A. (2022). Negacionismo endógeno no jogo acadêmico da Educação Física. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89856

Edição

Seção

Seção Temática