Reflexões sobre o ensino das lutas na escola a partir das dimensões do conteúdo: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e90670

Palavras-chave:

Dimensões do conteúdo, Ensino, Lutas, Educação física

Resumo

Objetivamos compreender os processos de ensino, vivência e aprendizagem das lutas na escola a partir das dimensões do conteúdo. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura. Para coleta de dados foram utilizadas as bases: SciELO, Lilacs e Google Scholar, utilizando o descritor: “ensino and lutas and dimensões do conteúdo”. As lutas podem ser efetivadas na escola a partir de procedimentos pedagógicos pautados nas dimensões dos conteúdos, abrangendo aspectos procedimentais, atitudinais e conceituais. Além disso, a participação dos alunos nas aulas é potencializada a partir de vivências das lutas em sua totalidade, para além dos gestos técnicos. Conclui-se que a sistematização das lutas a partir das dimensões dos conteúdos configura-se como uma estratégia efetiva para o desenvolvimento deste conteúdo nas aulas de Educação Física, acarretando participação ativa dos alunos no processo de ensino, vivência e aprendizagem dessas práticas corporais.

Biografia do Autor

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE); Membro do Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF); Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física escolar (GEPEFE/UECE); Membro do Grupo de Estudos em Sociologia do Esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais, sobre educação física escolar e sociologia do esporte.

Débora Jaqueline Farias Fabiani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Licenciada, Bacharela e Mestra em Educação Física e Especialista em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Doutoranda em Educação Física e Sociedade na FEF/UNICAMP e integrante do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) da FCA/UNICAMP. Tem experiência nos campos da Educação Física e Pedagogia, desenvolvendo pesquisas, projetos, cursos e palestras nas áreas de: Educação Física escolar, Jogo, Pedagogia do Jogo e Pedagogia da Luta. Atualmente é docente na educação infantil e educação não formal na DEdIC/UNICAMP e no curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário de Paulínia (UNIFACP).

Referências

ALENCAR, Yllah Oliveira et al. As lutas no ambiente escolar: uma proposta de prática pedagógica. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 23, n. 3, p. 53-63, 2015. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/07/837467/as-lutas-no-ambiente-escolar.pdf

ALMEIDA, Maycon Ornelas et al. A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/h645GSsYPZ9myxBKvB5s3Fn/?format=pdf&lang=pt

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998 (Área: Educação Física; Ciclos: 3 e 4).

CHAVES, Paula Nunes; SILVA, Ivana Lúcia da; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. Lutas na educação física escolar: uma experiência no ensino médio. Cadernos de formação RBCE, v. 5, n. 2, 2015. Disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2011

FABIANI, Débora Jaqueline Farias; SCAGLIA, Alcides José; ALMEIDA, José Júlio Gavião de. O jogo de faz de conta e o ensino da luta para crianças: criando ambientes de aprendizagem. Pensar a Prática, v. 19, n.1, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.38568

FABIANI, Débora Jaqueline Farias; ZAMBELLI, Ricardo Manoel de Oliveira. Navegando no mundo da luta: possibilidades pedagógicas em diferentes contextos educativos. Cenas Educacionais, v. 4, p. e12144-e12144, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/12144

GOMES, Mariana Simões Pimentel; FABIANI, Débora Jaqueline Farias. Martial Arts Applied at School as Physical Education:Creating a Learner Centered Environment. Quality Martial Arts Education. ICM Insight, vol. 05, p.33-40, 2021. Disponível em: http://unescoicm.org/eng/library/bookreport.php?ptype=view&idx=8115&page=1&code=bookreport_eng

GOMES, Mariana Simões Pimentel et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982- 8918.9743

JUCÁ, Luan Gonçalves; LIMA, George Almeida; MELO, José Rodrigo Silva de. Metodologias inovadoras nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4991

LIMA, George Almeida; SILVA, Maria Luciléia Gonçalves da. Linguagem corporal e comunicação: a criança e o brincar. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 969-974, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021.pp969-974

LIMA, George Almeida. Ensino das lutas na escola: um estudo com professores de Educação Física da cidade de Campos Sales/CE. Temas em Educação Física Escolar, v.6, n.1, p. 71-86, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i1.3094

LIMA, George Almeida. et al. Estratégias de ensino da esgrima na educação física escolar: uma revisão integrativa. Revista Valore, v. 7, p. 7048, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22408/reva702022723e7048

LIMA, George Almeida; JUCÁ, Luan Gonçalves; MALDONADO, Daniel Teixeira. A Esgrima como conteúdo das aulas de Educação Física: possibilidades de uma pedagogia crítica em tempos de pandemia. Temas em Educação Física Escolar, v. 7, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33025/tefe.v7i1.3623

LIMA, George Almeida; MAIA, Francisco Eraldo da Silva. Os impactos da arte marcial no comportamento dos seus praticantes. Revista Interfaces: Saúde, humanas e tecnologia, v. 9, n. 2, p. 1098-1104, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.16891/914

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. As três dimensões do conteúdo na educação física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões, v. 11, n. 4, p. 195-211, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v11i4.8637599

MATOS, José Arlen Beltrão et al. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões, v. 13, n. 2, p. 117-135, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658

MOURA, Diego Luz. Pesquisa Qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021.

NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano de. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, v. 13, n. 3, p. 91-110, 2007. Disponível em : https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3567/1968

NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do. Organização e trato pedagógico do conteúdo de lutas na Educação Física escolar. Motrivivência, n. 31, p. 36-49, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p36

OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: Enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

PAIM, Tiago et al. Inserção do conteúdo de lutas na escola: percepções de professores de Educação Física. Conexões, v. 19, p. 021039-021039, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i00.8663964. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8663964

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos et al. Lutas na escola: estratégias de ensino de professores de educação física. Journal of physical education, v. 32, 2022.. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3226

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos et al. Lutas na escola: sistematização do conteúdo por meio a teia do conhecimento das lutas em rede. Conexões, v. 15, n. 3, p. 338-348, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v15i3.8648512

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a Educação Física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, v. 11, n. 1, p. 145-170, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637635

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.283-300, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200011

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC. Olhar de professor, v. 25, p. 1, e-20515.053, 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor

SANTOS, Marcio Antonio Raiol; BRANDÃO, Pedro Paulo Souza. Produção do conhecimento em lutas no currículo da educação física escolar. Movimento, v. 25, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.78143

SILVA, Jaqueline da et al. Conteúdos e suas dimensões na educação física escolar no ensino fundamental: um estudo de revisão. Movimento, v. 28, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.114307

SO, Marcos Roberto; BETTI, Mauro. Sentido, mobilização e aprendizagem: as relações dos alunos com os saberes das lutas nas aulas de educação física. Movimento, v. 24, p. 555-568, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/70995

SO, Marcos Roberto et al. Jogo e lúdico no conteúdo lutas em aulas de educação física escolar. Educación Física y Ciencia, v. 22, n. 2, p. 125-125, 2020. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/111094

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Parto Alegre: Artmed, 1998

Downloads

Publicado

2023-05-15

Como Citar

Lima, G. A., & Fabiani, D. J. F. . (2023). Reflexões sobre o ensino das lutas na escola a partir das dimensões do conteúdo: uma revisão integrativa. Motrivivência, 35(66), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e90670

Edição

Seção

Porta Aberta