CORPO E EDUCAÇÃO: relações interculturais nas práticas corporais Bororo em Meruri-MT
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Esta pesquisa teve como foco de interesse a “Educação do Corpo” (educação expressa nas práticas corporais) em contextos interculturais. A pesquisa de campo foi realizada no período de maio a setembro de 2001, na Aldeia de Meruri, numa perspectiva etnográfica. As práticas corporais identificadas foram o Ritual de Nominação, a Dança e o Futebol. Durante a observação participante, identifiquei que as festas realizadas pela Missão Salesiana junto aos Bororo eram apropriadas por estes e adquiriam um caráter polissêmico. Entre os múltiplos sentidos e significações, cabe destacar a revitalização das formas tradicionais de “fabricação da pessoa”, a valorização das identidades individual e coletiva e a criação de estratégias de integração. Nesse processo polissêmico, as identidades se confrontam num “jogo” que se estabelece nas “fronteiras” do “nós” e do “eles”, criando novas possibilidades de interação e de educação.Downloads
Publicado
2003-01-01
Como Citar
GRANDO, Beleni Saléte. CORPO E EDUCAÇÃO: relações interculturais nas práticas corporais Bororo em Meruri-MT. Motrivivência, Florianópolis, n. 20-21, p. 201–210, 2003. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/918. Acesso em: 7 fev. 2025.
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