Desvendando as raízes dos estudos culturais físicos: das reflexões iniciais à institucionalização acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e96091

Palavras-chave:

Estudos culturais físicos, Estudos culturais, Educação física, Sociologia do esporte, Cinesiologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender a trajetória de construção dos Estudos Culturais Físicos (ECF) antes de sua institucionalização no meio acadêmico. A problemática central reside na escassez de informações disponíveis sobre os Estudos Culturais Físicos (ECF) em seu estágio inicial, antes de serem formalmente reconhecidos no contexto acadêmico. A metodologia adotada neste estudo consistiu em uma abordagem de pesquisa bibliográfica, conduzida por meio de leituras exploratórias. A partir dessas análises, considera-se que a concepção dos Estudos Culturais Físicos (ECF), advém de diversos acontecimentos históricos e sociais que possibilitaram a criação de uma nova abordagem na produção de conhecimento da Sociologia do Esporte norte-americana e que compreende a subjetividade do corpo/sujeito além da sua capacidade de performance no esporte/cultura física.

Biografia do Autor

Leonel Lima de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Educação Física junto à Universidade Federal de Mato Grosso.

Beleni Salete Grando, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é comitê científico do gtt corpo e cultura - COLEGIO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE, pesquisador associado - COLEGIO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE, pesquisador colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora procad amazônia / capes da Universidade Federal de Mato Grosso, professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso e professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação intercultural, educação, educação física, educação fisica e educação indígena.

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação Física (UEM), com período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade de Maryland (EUA), na linha de pesquisa Physical Cultural Studies/PCS. Mestre em Educação Física (UEM), Especialista em Dança (UNIFAMMA) e Licenciado em Educação Física (UEM). É Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFMT), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF/UFMT/CNPq) e Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica - Subnúcleo Educação Física. É Membro da North American Society for the Sociology of Sport (NASSS) e do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), sendo Secretário Estadual (CBCE/Mato Grosso), e, integrante do Comitê Científico do GTT-Gênero.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

DE SOUZA, Leonel Lima; GRANDO, Beleni Salete; MARANI, Vitor Hugo. Desvendando as raízes dos estudos culturais físicos: das reflexões iniciais à institucionalização acadêmica. Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5007/2175-8042.2023.e96091. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/96091. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta