A produção de conhecimento em dança na área sociocultural da Educação Física brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86036Palavras-chave:
Dança, Educação física, Produção de conhecimentoResumo
Este estudo analisou a produção de conhecimento da dança nos periódicos nacionais da Educação Física. Identificou a produção de artigos sobre dança por revista, instituição e região do país e as palavras-chave. O universo e a amostra foram constituídos pelos periódicos nacionais da Educação Física classificados de A2 a B2, que tematizam a área sociocultural da Educação Física. O tratamento dos dados seguiu a análise quantitativa simples. Foram analisados oito periódicos e encontrados 234 artigos. As três revistas com maior número de publicações foram a Pensar a Prática 61 artigos, a Revista Movimento 56 artigos e a Motriz com 30 artigos. A universidade com maior número de artigos publicados é a Universidade Federal de Santa Catarina e as regiões com maior produção sobre a dança são os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. As principais tematizações dos artigos analisados configuram-se no debate sobre o corpo, a educação escolar, a cultura, a estética e a arte. Os dados permitiram concluir um aumento na produção sobre a dança ao longo dos anos, embora sua representação seja muito pequena. Além disso, foi possível verificar que a maior preocupação da área da Educação Física sobre a dança está relacionada aos aspectos educacionais.
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