The production of dance knowledge in the sociocultural area of brazilian Physical Education
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86036Keywords:
Dance, Physical education, Knowledge productionAbstract
This research analyzed the production of dance knowledge in national Physical Education journals. It identified the production of articles on dance by magazine, institution and region of the country and as keywords. The universe and a sample were constituted by national Physical Education journals classified from A2 to B2, which study the socio-cultural area of Physical Education. The evaluation of the data followed a simple quantitative analysis. Eight journals were analyzed and 234 articles were found. The three magazines with the largest number of publications were: Pensar na Prática 61 articles, Revista Movimento 56 articles and Motriz with 30 articles. The University with the largest number of articles published is the Federal University of Santa Catarina and the regions with the highest dance production are the States of Santa Catarina, Rio Grande do Sul and São Paulo. The main themes of the articles are configured in a debate about the body, the school education, the culture, the aesthetics and the art. The data made it possible to conclude an increasing of dance production over the years, although it representation is very small. In addition, it was possible to verify that the biggest concern in the area of Physical Education about dance is relationed to the educationals aspects.
References
ALVES, F. S.; DIAS, R. A Dança Break: corpos e sentidos em movimento no Hip-Hop. Motriz: Revista de Educação Física, v. 10, n. 1, 01-07, 2004. DOI: https://doi.org/10.5016/937
ALVES, F. S. Uma conquista poética na dança contemporânea através da capoeira.. Motriz: Revista de Educação Física, v. 9, n. 3, 175-180, 2003. DOI: https://doi.org/10.5016/1013
ALVES, F. S. A Dança Break: uma análise dos fatores componentes do esforço no duplo movimento de ver e sentir. Motriz: Revista de Educação Física, v. 13, n. 1, 24-32, 2007. DOI: https://doi.org/10.5016/577
AQUINO, R. A produção de pesquisas acadêmicas em dança no país: um olhar a partir de teses e dissertações. In: V Congresso ABRACE: criação e reflexão crítica, 2008. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vcongresso/textosdancacorpo.html.
ANDREOLI, G. Representações de Masculinidade na Dança Contemporânea. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 17, n. 1, 159-175, 2011. DOI:https://doi.org/10.22456/1982-8918.16175
ANJOS, J. Festa, Danças e Representações: Continuidade de tradições e plasticidades culturais. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 19, n. 3, 11-30, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.36533
ANJOS, K. S. S. DOS; OLIVEIRA, R. C.; VELARDI, M. A construção do corpo ideal no balé clássico: uma investigação fenomenológica. Rev. Bras. de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 3, 439-452, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300439
ASSIS, M.; CORREIA, A. M. Entre o Jogo estético e o impulso lúdico: um ensaio de dança. Ver. Bras. Ciênc. Esporte, v. 27, n. 2, 121-130, 2006. Retrieved from: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/96
ASSIS, M.; CORREIA, A. M.; TEVES, N. O dito e o interdito: análise das formações discursivas produzidas pela mídia impressa acerca do papel atribuído à dança em projetos sociais na cidade do Rio de Janeiro. Ver. Bras. Cienc. Esporte, v. 26, n. 2, 101-115, 2005. Retrieved from: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/150
BASTOS, D. A prática pedagógica em questão: o trato com o conhecimento dança, no Projeto Expressão. Motrivivência, v. 12, 119-132, 1999. DOI: https://doi.org/10.5007/%x
BRASILEIRO, L. T. O conteúdo "dança” em aulas de educação física: Temos o que ensinar?. Pensar a Prática, 6, 45-58, 2003. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.56
BRASIL. Brasília, DF: MEC/SEF). Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997.
BUOGO, E. C. B.; LARA, L. M. Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online], v. 33, n. 4, p. 873-888, 2011. ISSN 0101-3289. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000400006.
CAMPEIZ, E. C. F. S.; VOLP, C. M. Dança Criativa: a qualidade da experiencia subjetiva. Motriz: Revista de Educação Física, v. 10, n. 3, 167-172, 2004. DOI: https://doi.org/10.5016/385
CAMPOS, M. A. G. I. A. Histórias da prática de dança na escola de Educação Física da UFMG. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 31, n. 1, 193-208, 2009. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/643>.
CARDILO, C. M. O forró “pé de serra” e a motivação dos jovens forrozeiros de Belo Horizonte. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 15, n. 2, 2012. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.723
CARDOSO, B. L. C.; ASSUMPÇÃO, L. O. T. O papel do folclore na motivação para atividades físicas de idosas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. 1, 55-64, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000100007
CASTELANI, R. A.; OLIVEIRA, T. F. DE; FAQUIM, B. S.; DASCAL, J. B.; MARQUES, I.; OKAZAKI, V. H. A. Análise do equilíbrio dinâmico em praticantes de balé clássico, de dança de salão e de não praticantes de dança. Journal of Physical Education, v. 25, n. 4, 597-607, 2014. DOI:https://doi.org/10.4025/reveducfis.v25i4.22951
CHAVES, E. Dança para Educar e Entreter, o Curso Natália Lessa em Belo Horizonte (1928-1960). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 19, n. 2, 111-135, 2016. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1238
COIRO SPESSATO, B.; VALENTINI, N. C. Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental. Journal of Physical Education, v. 24, n. 3, 375-487, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16748>.
DANTAS, M. Movimento: Matéria-prima e visibilidade da dança. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 4, n. 6, 51-60, 1997. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2300
DE ASSIS, T. S.; RECHIA, S.; TSCHOKE, A.; DRULA, A. J.; DOMINGUES, T. As mudanças do Programa Dança Curitiba: a questão dos espaços. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 17. n. 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.629
DINIZ, I. S.; DARIDO, S. Blog educacional e o ensino das danças folclóricas nas aulas de educação física: Aproximações a partir do currículo do Estado de São Paulo. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 21, n. 3, 701-716, 2015a. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.53073
DINIZ, I. K. DOS S.; DARIDO, S. C. Análise do conteúdo dança nas propostas curriculares estaduais de educação física do Brasil Revista da Educação Física / UEM, v. 26, n. 3, 353-365, 2015b. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i3.25385
EHRENBERG, M. C.; PÉREZ GALLARDO, J. S. Dança: conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física Escolar. Motriz: Revista de Educação Física, v. 11, n. 2, 111-116, 2005. DOI: https://doi.org/10.5016/170
FERNANDES, P.; MACEDO, C.; HAAS, A. Cecy Franck: Dançando com Pilates. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 23, n. 4, 1191-1202, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64224
FERREIRA, N. S. A. Pesquisas denominadas "estado da arte": possibilidades e limites. Educação e Sociedad, v. 23, p. 257-72, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
FIAMONCINI, L. Dança na Educação: a busca de elementos na arte e na estética. Pensar a Prática, v. 6, 59-72, 2006. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.16055
FIGUEIREDO, V.; TAVARES, M.; VENÂNCIO, S. Uma reflexão sobre a pessoa portadora de deficiência visual e a dança. Motrivivência, v. 12, 213-220, 1999. DOI: https://doi.org/10.5007/%x
FONSECA, E.; COSTA, V. Espetáculo "Velox": Risco-aventura na dança contemporânea de Deborah Colker. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 16, n. 2, 93-109, 2010. doi:https://doi.org/10.22456/1982-8918.9788
GAUNA DE SIQUEIRA, F. C.; MANFROI, M. N.; DA ROSA, M. V.; MARINHO, A. Conceito-ação da dança contemporânea. Pensar a Prática, v. 19, n. 2, 2016. DOI:https://doi.org/10.5216/rpp.v19i2.31863
GOMES JÚNIOR, L. M.; DE LIMA, L. M. (2003). Educação estética e educação física: A dança na formação de professores. Pensar a Prática, v. 6, 31-44, 2003. DOI:https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.54
GRANDO, D.; HONORATO, I. O ensino do conteúdo dança na 5ª e 6ª série do ensino fundamental a partir da dança folclórica e da dança de rua. Motrivivência, v. 20, n. 31, 99-114, 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p99
GUZZO, M. Dança em ação-política de resistência no encarnado de Lia Rodrigues. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 16, n. 2, 111-127., 2010. DOI:https://doi.org/10.22456/1982-8918.9928
GUZZO, M. S. L.; FEDERICI, C. A. G.; ROBLE, O. J.; TERRA, V. D. S. (2015). Dança é política para a cultura corporal. Pensar a Prática, v. 19, 2015. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.27899
KLEINUBING, N. D.; SARAIVA, M. DO C.; FRANCISCHI, V. G. A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimiento. Journal of Physical Education, v. 24, n. 1, 71-82, 2013. Retrieved from: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15459
KUSSUNOKI, S. A. Q.; AGUIAR, C. M. Aspectos históricos da dança do ventre e sua prática no Brasil. Motriz: Revista de Educação Física, v. 15, n. 3, 708-712, 2009. DOI: https://doi.org/10.5016/1954
LACINCE, N.; NOBREGA, T. Corpo, Dança e criação: Conceitos em movimento. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 16, n. 3, 239-256, 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.10678
LARA, L. M.; OLIVEIRA, A. A. B. Body expression in dancing: experience and reflexion in a school enviroment. Journal of Physical Education, v. 7, n. 1, 3-11, 2008. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3856
LOPES, K. F.; CARVALHO, C. L.; ARAÚJO, P. F. DE; MOYSÉS, M. A. A. (2019). A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem. Pensar a Prática, v. 22, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.49194
MARQUES, D. A. P.; SURDI, A. C.; COSTA, A. R.; KUNZ, E. Processos de criação na dança: abordagem pedagógica a partir de uma perspectiva histórica e metodológica. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 36, n. 2, S167-S181, 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2125
MARQUES DA SILVA, A. C.; DE FARIA GEHRES, A. Os grupos de dança popular de Olinda e Recife: limites e fronteiras no século XXI. Pensar a Prática, [S. l.], v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.50842.
MELO, V. Experiências de ensino da dança em cenários não escolares no Rio de Janeiro do século XIX (Décadas DE 1810-1850). Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 22, n. 2, 497-508, 2015. DOI:https://doi.org/10.22456/1982-8918.56852
MELO, V. A.; LACERDA, C. Masculinidade, dança e esporte: “jeux”(Nijinsky, 1913), “skating rink” (Borlin, 1922) e “le train bleu” (Nijinska, 1924). Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 30, n. 3, 45-62, 2009. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/221
MUGLIA-RODRIGUES, B.; CORREIA, W. R. Produção acadêmica sobre dança nos periódicos nacionais de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 1, 91-99, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092013005000002.
NEPOMUCENO, M. O corpo na dança: Uma reflexão a partir dos olhares da industria cultural. Pensar a Prática, v. 13, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.7581
NÓBREGA, T. P.; MEDEIROS, R. M. N. A palavra é gesto: reflexões estéticas sobre o corpo. Motriz: Revista de Educação Física, v. 15, n. 3, 723-728, 2009. DOI: https://doi.org/10.5016/1954
OKIMURA-KERR, T.; OKUMA, S. S. (2012). Atitude crítica de idosos sobre atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 4, 717-729, 2012.
DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400015
PAVESI SBORQUIA, S.; DALBEN, A. A dança afro-brasileira em Londrina - Paraná. Pensar a Prática, v. 20, n. 2, 282-294, 2017. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.41994
PEREIRA, M. L.; HUNGER, D. A. C. F. Limites do ensino da dança na formação do Professor de Educação Física. Motriz: Revista de Educação Física, v. 15, n. 4, 768-780, 2009. DOI: https://doi.org/10.5016/2926
PERES, A. T.; RIBEIRO, D. M. D. B.; MARTINS JUNIOR, J. Dancing as an elementary school activity in the vision of Physical Education teachers of the state public school system inMARINGÁhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3760
QUADROS JUNIOR, A. C.; VOLP, C. M. Forró Universitário: a tradução do forró nordestino no sudeste brasileiro. Motriz: Revista de Educação Física, v. 11, n. 2, 117-120, 2005. DOI: https://doi.org/10.5016/171
REZENDE, N. B. A Distribuição Realizada pela Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte ou “A Galinha dos Ovos de Ouro da Cena Teatral”. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 18, n. 3, 197-227, 2015. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1133
RECKZIEGEL, A.; STIGGER, M. Dança de rua: opção pela dignidade e compromisso social. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 11, n. 2, 59-73, 2007. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2868
SANTIAGO, B.; FRANCO, N. Dança na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979-2014). Motrivivência, v. 27, n. 45, 189-208, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p189
SARTO, K. C.; MARCELLINO, N. C. Retratos da vida: relatos dos jovens do dança comunidade. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 11, n. 3, 2008. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2008.893
SBORQUIA, P. S.; NEIRA, M. G. As danças folclóricas e populares no currículo da educação física: possibilidades e desafios. Motrivivência, v. 20, n. 31, 79-98, 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p79
SBORQUIA, S. P.; GALLARDO, J. S. P. As danças na mídia e as danças na escola. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 23, n. 2, 105-118, 2002. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/273
SEBASTIÃO, É.; HAMANAKA, Á. Y. Y.; GOBBI, L. L. T. B.; GOBBI, S. Effects of regular dance practice in the functional capacity in women over 50 years old. Journal of Physical Education, v. 19, n. 2, 205-214, 2008. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5550
SILVA, M. M. DA. Lazer e Saúde. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 19, n. 4, 486-487, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1370
SILVA, Q.; ROSA, M. Análise de estratégias metodológicas das aulas de dança improvisação na educação física infantil. Motrivivência, v. 20, n. 31, 66-78, 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p66
SILVA, M. G. M. S.; SCHWARTZ, G. M. A expressividade na dança: visão do profissional. Motriz: Revista de Educação Física, v. 5, n. 2, 168-177, 1999. DOI: https://doi.org/10.5016/8732
SOARES, A.; SARAIVA, M. Fundamentos teórico-metodológicos para a dança na Educação Física. Motrivivência, v. 13, 103-118, 1999. DOI:https://doi.org/10.5007/%x
SOUZA, N. C. P.; CARAMASCHI, S. (2011) Contato corporal entre adolescentes através da dança de salão na escola. Motriz: Revista de Educação Física, v. 17, n. 4, 618-629, 2011. DOI: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p1052
SPESSATO, B. C.; VALENTINI, N. C. Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental. Journal of Physical Education, v. 24, n. 3, 375-487, 2013. DOI: 10.11606/1807-5509201700010115
TEREZANI, D. As escolas de samba paulistanas: participação popular ou institucionalização regulamentar?. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 13, n. 3, 2010. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.797
TORTOLA, E; LARA, L. A dança como produto à venda em casas noturnas: Um mapeamento do terreno mercadológico. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 17, n. 2, 137-154, 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.19999
TREVISAN, P. R.T. C.; SCHWARTZ, G. M. Análise da produção científica sobre capacidades físicas e habilidades motoras na dança. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v. 20, n. 1, 97-110, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v20i1.1237
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).