A produção de conhecimento em dança na área sociocultural da Educação Física brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86036

Palavras-chave:

Dança, Educação física, Produção de conhecimento

Resumo

Este estudo analisou a produção de conhecimento da dança nos periódicos nacionais da Educação Física. Identificou a produção de artigos sobre dança por revista, instituição e região do país e as palavras-chave. O universo e a amostra foram constituídos pelos periódicos nacionais da Educação Física classificados de A2 a B2, que tematizam a área sociocultural da Educação Física. O tratamento dos dados seguiu a análise quantitativa simples. Foram analisados oito periódicos e encontrados 234 artigos. As três revistas com maior número de publicações foram a Pensar a Prática 61 artigos, a Revista Movimento 56 artigos e a Motriz com 30 artigos. A universidade com maior número de artigos publicados é a Universidade Federal de Santa Catarina e as regiões com maior produção sobre a dança são os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. As principais tematizações dos artigos analisados configuram-se no debate sobre o corpo, a educação escolar, a cultura, a estética e a arte. Os dados permitiram concluir um aumento na produção sobre a dança ao longo dos anos, embora sua representação seja muito pequena. Além disso, foi possível verificar que a maior preocupação da área da Educação Física sobre a dança está relacionada aos aspectos educacionais.

Biografia do Autor

Luísa Pereira Jordan, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Vitor Hugo Marani, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação Física, Centro de Educação Física e Esportes, Universidade Estadual de Londrina.

Silvia Pavesi Sborquia, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora Associado no Departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e Doutorado em Educação Física na área Pedagogia do Movimento. Coordenadora do Grupo de Estudos em Gestualidade, Ludicidade e Cultura - GESLUC.

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2022-06-30

Como Citar

Jordan, L. P., Marani, V. H., & Sborquia, S. P. (2022). A produção de conhecimento em dança na área sociocultural da Educação Física brasileira. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86036

Edição

Seção

Porta Aberta