Filmes na Educação Física: um estranho no ninho

Autores

  • Chaiani Nava Cologni Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Bruna Carolini De Bona Prefeitura Municipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93753

Palavras-chave:

Filme , Educação física, Cultura corporal, Ciclo de escolarização

Resumo

O presente artigo compreende o cinema como instrumento pedagógico nas aulas de Educação Física, através das análises das obras Um time show de bola (2013), Billy Elliot (2000) e Cisne negro (2010), tendo em vista que o cinema é uma arte de suma importância para o desenvolvimento humano, sensível, estético e psíquico. Essa afirmação se efetiva no trabalho por meio da análise crítica de determinadas obras cinematográficas vinculadas à Cultura Corporal. Os principais autores utilizados para a construção do artigo são Vygotsky (2010), através da Teoria Histórico-Cultural e o Coletivo de Autores (1992), por meio da perspectiva crítico superadora e dos ciclos escolarização.

Biografia do Autor

Bruna Carolini De Bona, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutoranda do PPGE UFSC. Mestra em Educação pela UNESC e licencianda em Educação Física pela mesma universidade. Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia da UNESC

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Nava Cologni, C. ., & De Bona, B. C. (2023). Filmes na Educação Física: um estranho no ninho. Motrivivência, 35(66), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93753

Edição

Seção

Porta Aberta