O estado do conhecimento sobre Educação Física e as infâncias nas escolas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95164

Palavras-chave:

Educação física, Educação infantil, Escola do campo

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a produção científica brasileira sobre a Educação do Campo na área da Educação Física com a Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estado do conhecimento no período de 2011 a 2021, mediante a consulta nas bases de dados dos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), Periódicos Científicos da área da Educação Física e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram selecionados e analisados neste levantamento bibliográfico um trabalho, dois artigos e uma dissertação. Dentre os resultados, mostra uma concepção de infância relacionada a Sociologia da Infância, em que reconhece a criança como sujeito social e aborda os significados da cultura de pares. Ademais os estudos apontam a importância dos espaços e tempos infantis e as propostas curriculares vinculadas ao brincar espontâneo. Sobretudo, valorizam os contextos que as crianças estão inseridas e as diferentes infâncias.

Biografia do Autor

Adriel Ramson Ramm, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, RS – Brasil. Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Morro Redondo, RS - Brasil.

Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Ciências do Movimento  Humano  pelo  Programa  de  Pós-Graduação  em  Ciências  do  Movimento Humano  da  Universidade  Federal  do  Rio  Grande  do  Sul - UFRGS.  Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria, RS – Brasil.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 216 p.

BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO, André da Silva. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: avanços e retrocessos. Movimento - Revista de Educação, Niterói, ano, 6, n. 10, p. 147-172, jan./jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.536. Acesso em: 10 jun. 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas de campo. Parecer 36/2001 - Brasília, 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo. Resolução CNE/CEB nº 1, 3 de abril de 2002. Brasília, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF, 2013.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Ministério da Economia. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Texto para Discussão (TD) 2632 : Educação no meio rural : diferenciais entre o rural e o urbano. Brasília. 2021. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10501/1/td_2632.pdf. Acesso em 19 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara De Educação Básica . Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de Dezembro de 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Resolução CNE/CEB nº 02, de 28 de abril de 2008. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.

BUSS-SIMÃO, Márcia. Educação física na educação infantil: compartilhando olhares e construindo saberes entre a teoria e a prática. Cadernos de Formação RBCE, v. 2, n. 1, p. 9-21, jan. 2011. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1204 Acesso em 15 fev. 2022.

CASAGRANDE, Nair; RAMOS, Fernanda Lima. A Educação Física no contexto da educação do campo: a realidade do conteúdo jogo na escola. Motrivivência. Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 64-82, jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p64/34504 . Acesso em 30 abr. 2022.

CORSARO, William. A reprodução interpretativa no brincar ao "faz-de-conta" das crianças. Educação, Sociedade e Cultura, nº 17, 113 - 134, 2002. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC17/17-5.pdf . Acesso em 25 mai. 2022.

COSTA, Adriane de Brito Silva. Práticas de ensino do professor de EF: percepções sobre infância (s), corpo e movimento em escolas do campo do município de Castanhal. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) – Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Castanhal, Castanhal/PA, 2021.

COSTA, Andrize Ramires; KUNZ, Elenor. O “Brincar e Se-Movimentar” como base teórico-filosófica para a compreensão do ser criança. In: HERMIDA, J. F; BARRETO, S. J. (Orgs.) Educação Infantil: temas em debates. João Pessoa, Universitária da UFPB, 2013, p. 51-74.

GONÇALVES, Raphaela Dany Freitas Silveira. O estado da arte da infância e da educação infantil no campo: debates históricos, construções atuais. 2013, 165 f. Dissertação (Mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação), Departamento de Educação da Universidade Estadual de Federal de Santana – Bahia, 2013. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/165/2/dissertacao%20pos%20defesa.pdf. Acesso em 06 de jan. 2023.

KOHAN, Walter Omar. A escola como experiência: entrevista com Walter Omar Kohan. Entrevista concedida a Ivan Rubens Dário Jr. e Luciana Ferreira da Silva. Revista Eletrônica de Educação , Campinas, v. 12, n. 1, p. 298-304, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2297/685. Acesso em 22 fev. 2022.

KUNZ, Elenor. Educação Física: a questão da Educação Infantil. In: GRUNENNVALDT, J. T.; SCHENEIDER, O.; KUHN, R.; RIBEIRO, S. D. D. (Org.). Educação Física, Esporte e Sociedade: Temas Emergentes. Aracajú: Editora da UFS, 2007, p. 7-22.

KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize Ramires. A imprescindível e vital necessidade da criança: “Brincar e Se-Movimentar”. In: KUNZ, Elenor. (Org.), Brincar e Se-Movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí, ed. Unijuí, 2015, p.13-37,

LEITE, Jaciara Oliveira. Sentidos e significados da escola do campo na perspectiva da produção cultural das crianças. Motrivivência, Florianópolis. v. 32, n. 63, p. 01-19, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73795/44419 Acesso em 25 mar. 2023.

LUTHER, Alessandra; GERHARDT, Tatiana Engel. Educação obrigatória, êxodo rural e fechamento das escolas do campo no Brasil. Saberes da Amazônia, Porto Velho, vol. 03, nº 07, Jul-Dez 2018, p. 281-310. Disponível em: http://www.fcr.edu.br/ojs/index.php/saberesamazonia/article/view/292/273. Acesso em 10 jul. 2022.

MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. O lugar da Educação Física na Educação Infantil. 2018. 211 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2018.

MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; TRINDADE, Luísa Helmer; MELLO, André da Silva. Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil. Revista Brasileira Educação Física Esporte, São Paulo, v. 35. N. 1, p. 67-79, jan -mar 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420/170696. Acesso em ago. 2022.

MELLO, André da Silva et al. Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 130-149, set. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p130 . Acesso em 18 de mar. de 2021.

MOROSINIA, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/download/18875/12399 Acesso em 30 mar. 2022.

RODRIGUES, Hanslilian Correia Cruz; BONFIM, Hanslivian. Correia Cruz. A Educação Do Campo e seus aspectos legais. EDUCERE - PUCPR, 2017. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/5c77e2a3ea8bca02d3733ed9dfc2a016.pdf. Acesso em: 28 Dez. 2021.

SANTOS, Alenice Hilário et al. Desafio do planejamento da Educação Física Escolar para uma escola multisseriada. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Anais, 2015. Disponível em: http://www.congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/paper/viewFile/6973/3875 Acesso em: 20 abr. 2021.

SURDI, Aguinaldo Cesar; MELO, Jose Pereira de; KUNZ, Elenor. O brincar e o se-movimentar nas aulas de Educação Física infantil: realidades e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 459–470, abr./jun. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/58076/37377 . Acesso em 2 abr. 2021.

TIRIBA, Léa.; PROFICE, Christiana Cabicieri. Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educação & Realidade, v. 44, n. 2, pág. 01 a 22, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/cG43TCFnqws8YkRvx8gqMkD/?format=pdf&lang=pt Acesso em 28 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Ramson Ramm, A., & da Silva Camargo, M. C. (2023). O estado do conhecimento sobre Educação Física e as infâncias nas escolas do campo. Motrivivência, 35(66), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95164

Edição

Seção

Porta Aberta