O estado do conhecimento sobre Educação Física e as infâncias nas escolas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95164

Palavras-chave:

Educação física, Educação infantil, Escola do campo

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a produção científica brasileira sobre a Educação do Campo na área da Educação Física com a Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estado do conhecimento no período de 2011 a 2021, mediante a consulta nas bases de dados dos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), Periódicos Científicos da área da Educação Física e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram selecionados e analisados neste levantamento bibliográfico um trabalho, dois artigos e uma dissertação. Dentre os resultados, mostra uma concepção de infância relacionada a Sociologia da Infância, em que reconhece a criança como sujeito social e aborda os significados da cultura de pares. Ademais os estudos apontam a importância dos espaços e tempos infantis e as propostas curriculares vinculadas ao brincar espontâneo. Sobretudo, valorizam os contextos que as crianças estão inseridas e as diferentes infâncias.

Biografia do Autor

Adriel Ramson Ramm, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, RS – Brasil. Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Morro Redondo, RS - Brasil.

Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Ciências do Movimento  Humano  pelo  Programa  de  Pós-Graduação  em  Ciências  do  Movimento Humano  da  Universidade  Federal  do  Rio  Grande  do  Sul - UFRGS.  Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria, RS – Brasil.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

RAMSON RAMM, Adriel; DA SILVA CAMARGO, Maria Cecília. O estado do conhecimento sobre Educação Física e as infâncias nas escolas do campo. Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5007/2175-8042.2023.e95164. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/95164. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta