Pedagogia crítica, saúde e precariedade: uma interpretação desde a Educação Física escolar brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95529Palavras-chave:
Educação física, Pedagogia crítica, Precariedade, SaúdeResumo
Este artigo discute a pedagogia crítica da Educação Física considerando a precariedade socialmente produzida. Para isso, realiza um diálogo com David Kirk, estudioso reconhecido internacionalmente por seus pensamentos na área. Após descrever sua posição sobre o tema, estabelece com ele uma conversa mediada pela experiência brasileira da Educação Física no contexto da pedagogia crítica.
Referências
ALMEIDA, Felipe Quintão de. Entre o passado e o futuro: uma descrição da pedagogia crítica da educação física na literatura anglófona. Movimento, v. 25, e25078, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/91416. Acesso em: 20 de junho de 2022.
ALMEIDA, Felipe Quintão de; KIRK, David. Pedagogia crítica e “estudos sociocríticos” no Brasil e na literatura anglófona. Perspectiva, v. 38, n. 3, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66940. Acesso em: 20 de junho de 2022.
ALMEIDA, Felipe Quintão de. Pedagogia crítica, saúde e pandemia: uma leitura com David Kirk. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 01-12,2022. ISSN 2175-8042. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.89838
BRACHT, V. Educação Física escolar na América Latina. In: SILVA, P. C. C. ET AL. (Orgs.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e na América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2016, p. 71-97.
BRACHT, Valter. A Educação Física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a Educação Física). Ijuí: Unijuí, 2019.
BRACHT, Valter. Diagnósticos de época, (auto)crítica e educação (física). In: VAGO, Larissa Michele; LARA, Larissa; MOLINA NETO, Vicente. Educação Física e Esporte no tempo presente: desmonte dos processos democráticos, desvalorização da ciência, da educação e ações em defesa da vida. Maringá: Eduem, 2021. p. 106-137.
BRACHT, Valter. 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadoras. Palestra proferida na comemoração de 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física. Salvador, 2022.
BRACHT, Valter. O movimento renovador da Educação Física brasileira: “morangos mofados” ou a “dor incerta”? In: Pós-escrito. In: BRACHT, V. Educação Física e Aprendizagem social. Ijuí: Unijuí, 2023. Edição comemorativa. No prelo.
EVANS, John; DAVIES, Brian. Physical Education PLC: neoliberalism, curriculum and governance. New directions for PESP research. Sport, Education and Society, v. 19, n. 7, p. 869-884, DOI: 10.1080/13573322.2013.850072.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SILVA, Sidinei Pithan. Educação Física crítica em perspectiva democrática e republicana. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25070, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.95771. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/95771. Acesso em: 28 abr. 2023.
KIRK, David. Precarity and physical education. Revista da Associación Latino-Americana de Estudios Socioculturales del Deporte, v. 9, n. 1, p. 15-28, 2018a. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/60800/35968. Acesso em: 20 de junho de 2022.
KIRK, David. Quis custodiet ipsos custodes? on being critical about critical pedagogy in physical education. Movimento, v. 25, e25062, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/96244. Acesso em: 20 de junho de 2022.
KIRK, David. Precarity, critical pedagogy and Physical Education. London: Routledge, 2020.
KIRK, David. Pedagogical narratives of physical education in times of precarity. Motrivivência, Florianópolis, v.35, n.66, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/3532
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: Cortez, 1992.
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. O tema saúde na Educação Física Escolar: uma visão patogenética ou salutogenética? In: KUNZ, Elenor; HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner (orgs.). Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física e esportes. Ijuí: Unijuí, 2004, p.241-260.
OLIVEIRA, Victor Machado de; MEZZAROBA, Cristiano. Salutogenia na educação física escolar: um ensaio para debater a saúde ampliada. Cadernos de Formação da RBCE, v. 12, n. 2, p. 12-24, 2021.Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2560. Acesso em: 20 de junho de 2022.
RORTY, Richard. Para realizar a América: o pensamento de esquerda no século XX na América. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
RORTY, Richard. Contra os chefes, contra as oligarquias. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.
RORTY, Richard. Verdade e progresso. Barueri: Manole, 2005.
SILVA, Sidinei Pithan. Pedagogia crítica em tempos de modernidade flexível/líquida: implicações para a docência em educação física. Motrivivência, Florianópolis, v.35, n.66, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/3532
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Motrivivência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).