Pedagogía crítica, salud y precariedad: una interpretación desde la Educación Física escolar brasileña
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95529Palabras clave:
Educación fisica, Pedagogía crítica, Precariedad, SaludResumen
Este artículo discute la pedagogía crítica de la Educación Física considerando la precariedad socialmente producida. Para esto, realiza un diálogo con David Kirk, estudioso reconocido internacionalmente por sus pensamientos en el área. Después de describir su posición sobre el tema, establece una conversación con él mediada por la experiencia brasileña de Educación Física en el contexto de la pedagogía crítica.
Citas
ALMEIDA, Felipe Quintão de. Entre o passado e o futuro: uma descrição da pedagogia crítica da educação física na literatura anglófona. Movimento, v. 25, e25078, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/91416. Acesso em: 20 de junho de 2022.
ALMEIDA, Felipe Quintão de; KIRK, David. Pedagogia crítica e “estudos sociocríticos” no Brasil e na literatura anglófona. Perspectiva, v. 38, n. 3, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66940. Acesso em: 20 de junho de 2022.
ALMEIDA, Felipe Quintão de. Pedagogia crítica, saúde e pandemia: uma leitura com David Kirk. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 01-12,2022. ISSN 2175-8042. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.89838
BRACHT, V. Educação Física escolar na América Latina. In: SILVA, P. C. C. ET AL. (Orgs.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e na América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2016, p. 71-97.
BRACHT, Valter. A Educação Física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a Educação Física). Ijuí: Unijuí, 2019.
BRACHT, Valter. Diagnósticos de época, (auto)crítica e educação (física). In: VAGO, Larissa Michele; LARA, Larissa; MOLINA NETO, Vicente. Educação Física e Esporte no tempo presente: desmonte dos processos democráticos, desvalorização da ciência, da educação e ações em defesa da vida. Maringá: Eduem, 2021. p. 106-137.
BRACHT, Valter. 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadoras. Palestra proferida na comemoração de 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física. Salvador, 2022.
BRACHT, Valter. O movimento renovador da Educação Física brasileira: “morangos mofados” ou a “dor incerta”? In: Pós-escrito. In: BRACHT, V. Educação Física e Aprendizagem social. Ijuí: Unijuí, 2023. Edição comemorativa. No prelo.
EVANS, John; DAVIES, Brian. Physical Education PLC: neoliberalism, curriculum and governance. New directions for PESP research. Sport, Education and Society, v. 19, n. 7, p. 869-884, DOI: 10.1080/13573322.2013.850072.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SILVA, Sidinei Pithan. Educação Física crítica em perspectiva democrática e republicana. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25070, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.95771. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/95771. Acesso em: 28 abr. 2023.
KIRK, David. Precarity and physical education. Revista da Associación Latino-Americana de Estudios Socioculturales del Deporte, v. 9, n. 1, p. 15-28, 2018a. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/60800/35968. Acesso em: 20 de junho de 2022.
KIRK, David. Quis custodiet ipsos custodes? on being critical about critical pedagogy in physical education. Movimento, v. 25, e25062, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/96244. Acesso em: 20 de junho de 2022.
KIRK, David. Precarity, critical pedagogy and Physical Education. London: Routledge, 2020.
KIRK, David. Pedagogical narratives of physical education in times of precarity. Motrivivência, Florianópolis, v.35, n.66, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/3532
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: Cortez, 1992.
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. O tema saúde na Educação Física Escolar: uma visão patogenética ou salutogenética? In: KUNZ, Elenor; HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner (orgs.). Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física e esportes. Ijuí: Unijuí, 2004, p.241-260.
OLIVEIRA, Victor Machado de; MEZZAROBA, Cristiano. Salutogenia na educação física escolar: um ensaio para debater a saúde ampliada. Cadernos de Formação da RBCE, v. 12, n. 2, p. 12-24, 2021.Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2560. Acesso em: 20 de junho de 2022.
RORTY, Richard. Para realizar a América: o pensamento de esquerda no século XX na América. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
RORTY, Richard. Contra os chefes, contra as oligarquias. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.
RORTY, Richard. Verdade e progresso. Barueri: Manole, 2005.
SILVA, Sidinei Pithan. Pedagogia crítica em tempos de modernidade flexível/líquida: implicações para a docência em educação física. Motrivivência, Florianópolis, v.35, n.66, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/3532
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Motrivivência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).