Educação Física, pedagogia crítica e precariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95513

Palavras-chave:

Educação física, Pedagogia crítica, Precariedade

Resumo

Breve introdução conceitual à temática que orienta a presente seção, assim como apresenta, sumariamente, os textos que a compõem.

Biografia do Autor

Felipe Quintão de Almeida, UFES

Doutor em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina)

Universidade Federal do Espírito-Santo (UFES), Departamento de Ginástica

Vitória, Brasil

Karen Lorena Gil Eusse, UFES e UNAD

Doutora em Educação Física (Universidade Federal do Espírito-Santo)

Universidade Federal do Espírito-Santo (UFES), Departamento de Ginástica. Vitória, Brasil.

Universidad Nacional Abierta y a Distancia (UNAD), Escuela de Ciencias Sociales, Artes y Humanidades

Bogotá, Colombia

David Kirk, University of Strathclyde

University of Strathclyde, The School of Education,

Glasgow, United Kingdom

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

EVANS, John. Neoliberalism and the future for a socio-educative Physical Education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 19, n. 5, p. 545-558, 2014.

EVANS, John; DAVIES, Brian. Neoliberal freedoms, privatisation and the future of Physical Education. Sport, Education and Society, v. 20, n. 1, p. 10-26, 2015.

FITZPATRICK, Katie; POWELL, Darren. Critical pedagogy and neoliberalism. Movimento, v. 25, e25065, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/96638 . Acesso em: 20 de junho de 2022.

HICKEY, Chris; MOONEY, Amanda. Critical scholarship in physical education teacher education: a journey, not a destination. In: PRINGLE, Richard; LARSSON, Håkan; GERDIN, Göran. Critical Research in Sport, Health and Physical Education: how to make a difference. New York: Routledge, 2018. p. 147-159.

KIRK, David. Precarity and physical education. Revista da Associación Latino-Americana de Estudios Socioculturales del Deporte, v. 9, n. 1, p. 15-28, 2018a. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/60800/35968. Acesso em: 20 de junho de 2022.

KIRK, David. Precarity, critical pedagogy and Physical Education. London: Routledge, 2020.

MACDONALD, Doune. Is global neo-liberalism shaping the future of Physical Education? Physical Education and Sport Pedagogy, v. 19, n. 5, p. 494-499, 2014.

STANDING, Guy. O precariado: a nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Publicado

2023-07-19

Como Citar

de Almeida, F. Q., Gil Eusse, K. L., & Kirk, D. (2023). Educação Física, pedagogia crítica e precariedade. Motrivivência, 35(66), 1–6. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95513

Edição

Seção

Seção Temática