Physical Education at BNCC: challanges of the republican school
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75837Abstract
The present study consists of a theoretical essay that presents the Common National Curricular Base (BNCC) as a document capable of enabling a curricular tradition for School Physical Education. To this end, he resorts to the philosophical discussion of González and Fensterseifer regarding the republican and democratic characteristic of the school. Finally, we seek to highlight the positive aspects of implementing a common national curriculum and how it can contribute to the legitimation of Physical Education as a necessary curricular component for the republican school.
References
ALMEIDA, Luciano de. Linguagem e experiência: pensando a educação física na escola republicana. Tese (doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. Ijuí, 2016.
ARENDT, Hannah. Responsabilidade e Julgamento. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.
BOSCATTO, Juliano, Daniel; IMPOLCETTO, Fernanda, Moretto; DARIDO, Suraya, Cristina. A Base Nacional Comum Curricular: uma proposição necessária para a educação física? Motrivivência, V. 28, n° 48, setembro/2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília, DF, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
DARIDO, Suraya. Cristina. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.18, n. 1, p.61-80, jan./mar. 2004.
FENSTERSEIFER, Paulo, Evaldo. Linguagem, hermenêutica e atividade epistemológica na Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 243-256, 2009.
FENSTERSEIFER, Paulo, Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando, Jaime. Desafios da legitimação da Educação Física na escola republicana. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, n. 2, v1, julho a dezembro de 2013.
FENSTERSEIFER, Paulo, Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando, Jaime; SILVA, Sidinei. Pithan da. Educação Física crítica em perspectiva democrática e republicana. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e25070, 2019.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo, Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da educação física escolar II. Cadernos de Formação RBCE. p. 09-24, set. 2009.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da educação física escolar II. Cadernos de Formação RBCE. p. 10-21, mar. 2010.
IMPOLCETTO, Fernanda, Moretto; DI THOMAZZO, Aline; BONFÁ, Ana, Cristina; BARROS, André, Minuzzo; SÁ, Carolina, Strausser; BROUCO, Gisely, Rodrigues; RODRIGUES, Heitor; TERRA, Janaina; IÓRIO, Laércio, Schwantes; VENANCIO, Luciana; ROSÁRIO, Luiz, Fernando; JUNIOR, Osmar, Souza; GASPARI, Telma; BATTISTUZZI, Valéria, Marciel; DARIDO, Suraya, Cristina. Educação física no ensino fundamental e médio: a sistematização dos conteúdos na perspectiva de docentes universitários. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2007, v. 6, p. 89-109.
IMPOLCETTO, Fernanda, Moretto; DARIDO, Suraya, Cristina. Possibilidades para a sistematização do voleibol na Educação Física escolar. Revista brasileira de Ciência e Movimento. 19 (2), p. 90-100, 2011.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. da Unijuí, 1994.
LIBÂNEO, José, Carlos Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
MARTINELE, Telma, Adriana, Pacífico et. al. A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Motrivivência. v. 28, n. 48, p. 76-95, setembro/2016.
NASCIMENTO, Marco, César, Pereira. Uni-Duni-Tê: professores selecionando conteúdos em uma crise da educação física. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2006.
OLIVEIRA, André, Barbosa. Apresentação. In: GRESPAN, M. R. Educação física no ensino fundamental: primeiro ciclo. Campinas: Papirus, 2002.
PAES, Roberto, Rodrigues. A pedagogia do Esporte e os Jogos Coletivos. In: DE ROSE JÚNIOR, D. Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RIBEIRO, Renato, Janine. A República. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).