Physical Education at BNCC: challanges of the republican school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75837

Abstract

The present study consists of a theoretical essay that presents the Common National Curricular Base (BNCC) as a document capable of enabling a curricular tradition for School Physical Education. To this end, he resorts to the philosophical discussion of González and Fensterseifer regarding the republican and democratic characteristic of the school. Finally, we seek to highlight the positive aspects of implementing a common national curriculum and how it can contribute to the legitimation of Physical Education as a necessary curricular component for the republican school.

 

 

Author Biographies

George Ivan da Silva Holanda, Universidade Estadual de Goiás

Formado em Licenciatura em Educação Física e pós-graduando em docência com ênfase na educação inclusiva.

Jane Vanuza Lasch, Coordenador de Polo(Jatai-Go) do Curso Técnicos em Eventos pelo Pronatec regido pelo IFGoiano-Campus Rio Verde

Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jatai (2009) e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2014). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.Capacitação na área de Ead pelo IFGoiano-Campus Rio Verde como Tutor a Distância do curso de Serviços Públicos.Professor do nível superior educação Profissional e Tecnológica pelo Programa Bolsa Futuro do Estado de Goias.

Rodrigo Francisco Dias, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Bambuí)

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pela mesma instituição, concluiu o Mestrado em História (2014) e o Curso de Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura, 2011). É membro do NEHAC - Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura. Entre os anos de 2009 e 2016, publicou uma série de textos na Coluna do NEHAC no extinto "Jornal Correio de Uberlândia". Foi um dos organizadores do e-book "Olhares Dissertativos: cinema - crítica - teatro", publicado em 2015 pela Edições Verona. Durante cinco anos, foi docente da rede estadual de ensino de Minas Gerais, onde atuou como Professor de História (Ensino Médio) na Escola Estadual Messias Pedreiro (Uberlândia - MG).

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Published

2021-03-03

How to Cite

Holanda, G. I. da S., Lasch, J. V., & Dias, R. F. (2021). Physical Education at BNCC: challanges of the republican school. Motrivivência, 33(64), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75837

Issue

Section

Porta Aberta