Educación Física en: desafios de la escula republicana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75837

Resumen

El presente estudio consiste en un ensayo teórico que presenta el
Currículo Nacional Base Común (BNCC)como un documento capaz de
permitir una tradición curricular para la Educación Física Escolar.
Para este fin, recurre a la discusión filosófica de González y
Fensterseifer sobre la característica republicana y democrática
de la escuela. Finalmente, buscamos resaltar los aspectos positivos
de la implementación de un currículo nacional común y cómo puede
contribuir a la legitimación de la Educación Física como un
componente curricular necesario para la escuela republicana.  

 

Biografía del autor/a

George Ivan da Silva Holanda, Universidade Estadual de Goiás

Formado em Licenciatura em Educação Física e pós-graduando em docência com ênfase na educação inclusiva.

Jane Vanuza Lasch, Coordenador de Polo(Jatai-Go) do Curso Técnicos em Eventos pelo Pronatec regido pelo IFGoiano-Campus Rio Verde

Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jatai (2009) e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2014). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.Capacitação na área de Ead pelo IFGoiano-Campus Rio Verde como Tutor a Distância do curso de Serviços Públicos.Professor do nível superior educação Profissional e Tecnológica pelo Programa Bolsa Futuro do Estado de Goias.

Rodrigo Francisco Dias, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Bambuí)

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pela mesma instituição, concluiu o Mestrado em História (2014) e o Curso de Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura, 2011). É membro do NEHAC - Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura. Entre os anos de 2009 e 2016, publicou uma série de textos na Coluna do NEHAC no extinto "Jornal Correio de Uberlândia". Foi um dos organizadores do e-book "Olhares Dissertativos: cinema - crítica - teatro", publicado em 2015 pela Edições Verona. Durante cinco anos, foi docente da rede estadual de ensino de Minas Gerais, onde atuou como Professor de História (Ensino Médio) na Escola Estadual Messias Pedreiro (Uberlândia - MG).

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Publicado

2021-03-03

Cómo citar

Holanda, G. I. da S., Lasch, J. V., & Dias, R. F. (2021). Educación Física en: desafios de la escula republicana. Motrivivência, 33(64), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75837

Número

Sección

Porta Aberta