A Educação Física na BNCC: desafios da escola republicana

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75837

Resumo

O presente estudo consiste em um ensaio teórico que apresenta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento capaz de possibilitar uma tradição curricular para a Educação Física Escolar. Para isso, recorre a discussão filosófica de González e Fensterseifer a respeito da característica republicana e democrática da escola. Procura-se, por fim, destacar os aspectos positivos da efetivação de um currículo comum nacional e como isso pode contribuir para a legitimação da Educação Física enquanto um componente curricular necessário para a escola republicana.

Biografia do Autor

George Ivan da Silva Holanda, Universidade Estadual de Goiás

Formado em Licenciatura em Educação Física e pós-graduando em docência com ênfase na educação inclusiva.

Jane Vanuza Lasch, Coordenador de Polo(Jatai-Go) do Curso Técnicos em Eventos pelo Pronatec regido pelo IFGoiano-Campus Rio Verde

Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jatai (2009) e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2014). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.Capacitação na área de Ead pelo IFGoiano-Campus Rio Verde como Tutor a Distância do curso de Serviços Públicos.Professor do nível superior educação Profissional e Tecnológica pelo Programa Bolsa Futuro do Estado de Goias.

Rodrigo Francisco Dias, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Bambuí)

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pela mesma instituição, concluiu o Mestrado em História (2014) e o Curso de Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura, 2011). É membro do NEHAC - Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura. Entre os anos de 2009 e 2016, publicou uma série de textos na Coluna do NEHAC no extinto "Jornal Correio de Uberlândia". Foi um dos organizadores do e-book "Olhares Dissertativos: cinema - crítica - teatro", publicado em 2015 pela Edições Verona. Durante cinco anos, foi docente da rede estadual de ensino de Minas Gerais, onde atuou como Professor de História (Ensino Médio) na Escola Estadual Messias Pedreiro (Uberlândia - MG).

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Publicado

2021-03-03

Como Citar

Holanda, G. I. da S., Lasch, J. V., & Dias, R. F. (2021). A Educação Física na BNCC: desafios da escola republicana. Motrivivência, 33(64), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75837

Edição

Seção

Porta Aberta