Pedagogical practices that won the “Educador Nota 10” award: evidences of innovation in Physical Education?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81336

Keywords:

Obesidade, Inflamação crônica, Adipocinas, Exercício Físico, Gordura Visceral.

Abstract

The literature has revealed examples of successful and innovative practices, but little is known about those that are awarded. Thus, the aim of this study was to analyze the pedagogical practices of the physical education teachers who won the Educador Nota 10 award. The methodology consisted of a multi-case study, with ten awarded teachers, five women and five men. The award’s organization produces videos with the winners’ practice, these were transcribed and analyzed based on the continued thematic analysis. The results revealed that the most addressed thematic units (contents) were sports, gymnastics and games. The pedagogical practices presented diversified teaching strategies, but with emphasis on the experimentation, reflection and re-elaboration of the content, the problematization of the content and the realization of a presentation of the project’s culmination. This research highlights an innovative, creative, diversified, meaningful physical education that seeks to articulate theory with practice.

Author Biographies

Marcos Godoi, Escola Municipal Madre Marta Cerutti e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Licenciado em educação física (1999) e mestre em Estudos da linguagem (2006) pela UFMT, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Montreal. Professor na Escola Municipal Madre Marta Cerutti e professor substituto no IFMT, lecionando no Ensino Médio e no curso de Licenciatura em Educação Física. É preceptor do programa Residência Pedagógica. Participa dos grupos de pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC/UFMT), do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante (GEPEFEP/IFMT) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF/UNESP Rio Claro).

Luciane de Almeida Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de Culturas Escolares e Linguagens (2019). Atuou como assessora técnica pedagógica da Coordenadoria de Ensino Fundamental - Secretaria de Estadual de Educação/MT. Atualmente professora Adjunta III do Departamento de Teoria e Fundamentação em Educação Física da Faculdade de Educação Física - UFMT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Educação Básica, conteúdos, currículo, Políticas Educacionais, escola e Ciclos de Formação Humana, Formação Inicial e Continuada de professores, Indução Profissional, Pesquisa Colaborativa.

Anderson da Silva Trevisoli, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciando em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso e residente do programa Residência Pedagógica (bolsa CAPES) na Escola Municipal Madre Marta Cerutti.

Emmanoel Costa Ferreira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciando em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Residente do programa Residência Pedagógica (bolsa CAPES) na Escola Municipal Madre Marta Cerutti.

Môgoa Souza Xavier, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciando em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, residente do programa Residência Pedagógica (bolsa CAPES) na Escola Municipal Madre Marta Cerutti.

References

ALMEIDA, Felipe Quintão de. Educação Física escolar e práticas pedagógicas inovadoras:

uma revisão. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 21, n. 3, p. 7-16, 2017.

CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma prática “inovadora”. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, out./dez. 2012

FARIA, Bruno de Almeida et al. Inovação pedagógica na educação física. O que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la EF y el Deporte, v. 12, n. 11, p. 11-28, 2010.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Marlon André da. Ensaiando o novo em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 119-134, jan./mar. 2011.

FRANCISCO, Cristiane Pereira. Prêmio Educador Nota 10: bolinhas de gude: descobrindo outras formas de ensinar, aprendendo outros jeitos de aprender. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=weA6YhUk63M&t=34s; Acesso em: 10 de março de 2021.

GODOI, Marcos et al. Professores de educação física como experts adaptativos e a busca da inovação. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, p. 1-21, 2021.

GONÇALVES, José Alberto M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2 ed. Porto: Porto Ed., 1995, p. 141-169.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995, p. 31-61.

MALDONADO, Daniel Teixeira et al. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de educação física: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 22, n. 1, p. 77-92, jan./abr. 2018

MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Prêmio Educador Nota 10: ginástica: saúde e lazer x competição. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Lm11ZwpBc_c&feature=emb_title; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.

NEVES, Marcos Ribeiro das. Prêmio Educador Nota 10: A desconstrução dos preconceitos. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xQ6aumW2LqM; Acesso em: 10 de março de 2021.

NOZAKI, Joice M. Prêmio Educador Nota 10: lutas na educação física. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ES5Ie9XI9kM; Acesso em: 13 de fevereiro de 2021.

PAILLE, Pierre; MUCHIELLI, Alex. L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Paris: Armand Colin, 2012.

PAULA, Fernanda Pedrosa de. Prêmio Educador Nota 10: Respeitável público: um circo na escola. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pKTuTOvbgUY; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.

ROCHA, Suzi Dornelas da Silva. Prêmio Educador Nota 10: Jogos e brincadeiras da cultura africana nas aulas de educação física. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Jfj5FgirVHs&t=150s: Acesso em: 30 de março de 2021.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Prêmio Educador Nota 10: ressignificando as visões de corpo. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RgZs5rraS_Q&list=PL9_wg6wZIulYA5V5ulYS_dC32HCqI8nsr&index=7; Acesso em: 15 de março de 2021.

SANTOS, José Carlos dos. Prêmio Educador Nota 10: esportes de taco e raquete. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2xT-gfrMCLE&t=73s; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.

SILVA, Mauro Sérgio da; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 75-88, jan./jun. 2012.

TESTA JUNIOR, Ademir. Prêmio Educador Nota 10: movimento, saúde e qualidade de vida. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z5ZzVVRZiVo; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.

VILAS BOAS, Marcos. Prêmio Educador Nota 10: hope skipping, do individual ao coletivo. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bvm0jvtPQ-w; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.

Published

2021-10-27

How to Cite

Godoi, M., Gomes, L. de A., Trevisoli, A. da S., Silva, E. C. F. da, & Xavier, M. S. (2021). Pedagogical practices that won the “Educador Nota 10” award: evidences of innovation in Physical Education?. Motrivivência, 33(64), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81336

Issue

Section

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)