Pedagogical practices that won the “Educador Nota 10” award: evidences of innovation in Physical Education?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81336Keywords:
Obesidade, Inflamação crônica, Adipocinas, Exercício Físico, Gordura Visceral.Abstract
The literature has revealed examples of successful and innovative practices, but little is known about those that are awarded. Thus, the aim of this study was to analyze the pedagogical practices of the physical education teachers who won the Educador Nota 10 award. The methodology consisted of a multi-case study, with ten awarded teachers, five women and five men. The award’s organization produces videos with the winners’ practice, these were transcribed and analyzed based on the continued thematic analysis. The results revealed that the most addressed thematic units (contents) were sports, gymnastics and games. The pedagogical practices presented diversified teaching strategies, but with emphasis on the experimentation, reflection and re-elaboration of the content, the problematization of the content and the realization of a presentation of the project’s culmination. This research highlights an innovative, creative, diversified, meaningful physical education that seeks to articulate theory with practice.
References
ALMEIDA, Felipe Quintão de. Educação Física escolar e práticas pedagógicas inovadoras:
uma revisão. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 21, n. 3, p. 7-16, 2017.
CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma prática “inovadora”. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, out./dez. 2012
FARIA, Bruno de Almeida et al. Inovação pedagógica na educação física. O que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la EF y el Deporte, v. 12, n. 11, p. 11-28, 2010.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Marlon André da. Ensaiando o novo em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 119-134, jan./mar. 2011.
FRANCISCO, Cristiane Pereira. Prêmio Educador Nota 10: bolinhas de gude: descobrindo outras formas de ensinar, aprendendo outros jeitos de aprender. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=weA6YhUk63M&t=34s; Acesso em: 10 de março de 2021.
GODOI, Marcos et al. Professores de educação física como experts adaptativos e a busca da inovação. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, p. 1-21, 2021.
GONÇALVES, José Alberto M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2 ed. Porto: Porto Ed., 1995, p. 141-169.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995, p. 31-61.
MALDONADO, Daniel Teixeira et al. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de educação física: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 22, n. 1, p. 77-92, jan./abr. 2018
MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Prêmio Educador Nota 10: ginástica: saúde e lazer x competição. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Lm11ZwpBc_c&feature=emb_title; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.
NEVES, Marcos Ribeiro das. Prêmio Educador Nota 10: A desconstrução dos preconceitos. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xQ6aumW2LqM; Acesso em: 10 de março de 2021.
NOZAKI, Joice M. Prêmio Educador Nota 10: lutas na educação física. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ES5Ie9XI9kM; Acesso em: 13 de fevereiro de 2021.
PAILLE, Pierre; MUCHIELLI, Alex. L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Paris: Armand Colin, 2012.
PAULA, Fernanda Pedrosa de. Prêmio Educador Nota 10: Respeitável público: um circo na escola. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pKTuTOvbgUY; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.
ROCHA, Suzi Dornelas da Silva. Prêmio Educador Nota 10: Jogos e brincadeiras da cultura africana nas aulas de educação física. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Jfj5FgirVHs&t=150s: Acesso em: 30 de março de 2021.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Prêmio Educador Nota 10: ressignificando as visões de corpo. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RgZs5rraS_Q&list=PL9_wg6wZIulYA5V5ulYS_dC32HCqI8nsr&index=7; Acesso em: 15 de março de 2021.
SANTOS, José Carlos dos. Prêmio Educador Nota 10: esportes de taco e raquete. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2xT-gfrMCLE&t=73s; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.
SILVA, Mauro Sérgio da; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 75-88, jan./jun. 2012.
TESTA JUNIOR, Ademir. Prêmio Educador Nota 10: movimento, saúde e qualidade de vida. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z5ZzVVRZiVo; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.
VILAS BOAS, Marcos. Prêmio Educador Nota 10: hope skipping, do individual ao coletivo. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bvm0jvtPQ-w; Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).